Francisco Pimentel
A Comissão de Licitação de Obras e Serviços Públicos da Secretaria Estadual das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano recebeu, no dia 10 de janeiro, os envelopes com as propostas de preços para contratação de empresa especializada em construção civil para conclusão da obra da sede do 3º Batalhão da Polícia Militar no município de Pedro Afonso Afonso.
Duas empresas – Irka Construções LTDA e DRV Construtora EIRELI – entregaram propostas aos responsáveis pela direção e julgamento da Tomadas de Preços nº 058/2022, referente ao Processo Administrativo nº 2022/37000/000249 – PMTO.
Segundo a ata da reunião (veja no final da matéria), a documentação será analisada internamente pela Comissão de Licitação e o acervo pela área técnica responsável.
O documento não informa a data da divulgação do resultado do processo licitatório.
Apesar de não ter sido anunciado oficialmente, a reportagem do Portal CNN apurou que o valor necessário para execução da obra está estimado em R$ 2,555.000,00.
Obra importante
Em contato com o Portal CNN, o secretário estadual de Governo, Jairo Mariano, falou da alegria pelo andamento da licitação. Ele lembrou que desde quando exerceu o cargo de secretáro estadual de Infraestrutura, em 2021, trabalhou para que a obra de construção da sede do 3º BPM fosse realizada. "Essa obra é muito importante para a segurança pública de Pedro Afonso e região e me orgulho de poder colaborarr para viabilizá-la", disse o ex-prefeito de Pedro Afonso.
Área doada
Em 2014, foi publicado no Diário Oficial do Tocantins o decreto nº 4.984, no qual o Governo do Estado destinou uma área de 4,0676 hectares em Pedro Afonso, para construção da sede do 3º Batalhão da Polícia Militar. Na época, o coronel pedroafonsino Luiz Claudio Benício comandava a Polícia Militar do Estado do Tocantins e atuou decisivamente para que a área fosse doada. A obra foi iniciada, mas pouco tempo depois foi interrompida pelo comandante que o sucedeu.
A área em questão é estratégica e fica na entrada de Pedro Afonso, nas proximidades do antigo Colégio Agrícola Dr. José de Souza Porto, onde atualmente funciona o Campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
A sede atual do 3º BPM funciona em um prédio na Rua Constâncio Gomes, no centro, construído em 1975 e pertencente à Prefeitura de Pedro Afonso.