Política

REPERCUSSÃO

Atos antidemocráticos em Brasília repercutem no Tocantins: veja o que dizem os políticos

09/01/2023 12h21 - Atualizado em 09/01/2023 12h53

Os atos antidemocráticos promovidos pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro contra o patrimônio público neste domingo, 8, não foi bem recebido por parte dos políticos tocantinenses.

Ainda no domingo, senadores, deputados federais e estaduais, o Governo do Estado, além da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, se manifestaram através de notas de repúdio e publicações em suas redes sociais, reprovando a barbárie provocada pelo grupo de terroristas.

Na manhã desta segunda-feira, 9, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, embarcou para a capital federal em resposta à convocação do presidente Lula. A reunião extraordinária conta com a participação dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, além de governadores e prefeitos de capitais.

Em resposta às ações terroristas, ainda no início da noite do domingo, o presidente da República, eleito em processo democrático realizado em outubro do ano passado, Luiz Inácio Lula da Silva, publicou um decreto que prevê a intervenção na área de segurança pública do Governo do Distrito Federal (GDF). Em resposta à negligência do governador Ibaneis Rocha e sua equipe de segurança, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu afastar o governador por 90 dias.

Confira, abaixo, na íntegra, o posicionamento de políticos tocantinenses em relação aos atos antidemocráticos e terroristas ocorridos neste domingo, em Brasília:


Governo do Estado:

A Democracia se faz respeitando as opiniões divergentes e o contraditório. As cenas lamentáveis vistas em Brasília, na tarde deste domingo, não representam os ideais do nosso Povo.

O Governo do Tocantins se junta aos demais Estados Brasileiros na defesa da Democracia e para colaborar no reestabelecimento e manutenção da ordem pública.


Professora Dorinha (Senadora):

"É inaceitável o que está ocorrendo em Brasília neste domingo, 8 de janeiro. Depredar o patrimônio público ao invadir a sede dos Poderes não é manifestação pacífica, mas sim um ato antidemocrático. Todos os envolvidos devem ser punidos com rigor".


Eduardo Gomes (Senador):

Quando qualquer manifestação dá espaço ao vandalismo e a falta de controle, a causa perde completamente o sentido. Por isso reafirmo, quando há depredação não existem dois lados. Seguimos com a democracia.


Irajá (Senador):

Muito triste, vergonhoso e estarrecedor o ataque à democracia hoje! A Constituição certamente não é perfeita. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, JAMAIS. Afrontá-la, NUNCA!!! Traidor da Constituição é traidor da Pátria.


Dulce Miranda (Deputada Federal):

É lamentável num País democrático como o Brasil, presenciarmos cenas tão tristes e deploráveis, como as destes Domingo, 8 de janeiro de 2023.

A nação Brasileira é maior que o rancor de um pequeno grupo de pessoas que ainda não aceitou o resultado das urnas.
O caminho da violência e destruição nunca foi ou será, o caminho para o entendimento.

O dia de hoje entra para a história do Brasil, como parte de um capítulo triste, sombrio e vergonhoso para todos(as) nós brasileiros(as).

Rogo a Deus que guie a nossa Nação.

Tiago Dimas (Deputado Federal):

Todas as divergências devem ser superadas dentro da democracia, com respeito e civilidade.
O que aconteceu ontem foi absurdo e deve ser punido de forma severa. Brasil precisa de paz, serenidade e olhar para frente!

Amália Santana (Deputada Estadual):

"Momento triste no Brasil onde as instituições não são respeitadas, os invasores devem ser punidos com o rigor das leis e os financiadores também para que seja restabelecida a ordem e a paz!

Alexandre Guimarães (Deputado Estadual):

Toda forma de violência é reflexo de ignorância. Os extremos seja de direita ou esquerda, precisam encontrar o senso comum para restabelecimento da ordem desta nação. Atos de vandalismo tornam ilegítima qualquer manifestação. Contudo, há de ser apurado com rigor e da mesma forma penalizados os autores de tais atos criminosos, separando entretanto, manifestantes dos delinquentes. Dia triste que custará ao país não só danos materiais, mas histórico e moral.


Ivory de Lira (Deputado Estadual):

Deixo aqui meu repúdio a esse ataque ao Estado Democrático de Direito com ações de vandalismo contra as sedes dos Poderes da República em Brasília, culminando em depredação do Patrimônio Público. Que a ordem seja restabelecida e punidos os responsáveis.

 

Cinthia Ribeiro (Prefeita de Palmas):

Sem precedentes na história do nosso país as cenas de vandalismo, terror, destruição e crimes deliberados contra a República. O que assistimos hoje prova que o Brasil está doente. Que sejam investigados e punidos exemplarmente os mandantes, financiadores e autores desta barbárie.


Já determinei a SEMUS e a SEPLAD que levantem todas as informações necessárias, incluindo folha de ponto/frequência da servidora. Consultei a PGM sobre o caso em questão e imediata abertura de PAD. Espero que a servidora já tenha sido presa em flagrante. Uma vergonha p/ Palmas.

A quem interessa o caos ?! É inacreditável que um governador, chefe de Estado, não controle as forças de segurança. Coragem, pulso e comando é p/ poucos mesmo. O estrago é incalculável e não cabe “desculpas”. Como deixaram avançar p/ essa tragédia ? Intervenção na SSP/DF é pouco.


Associação Tocantinense de Municípios (ATM)

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em nome do presidente Diogo Borges, manifesta com total repúdio os atos criminosos e antidemocráticos realizados por vândalos e terroristas contra os poderes constituintes do Brasil, ocorridos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, neste domingo, 08 de janeiro de 2023, que levaram a depredação e destruição das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário brasileiro.

Os atos criminosos são uma das maiores afrontas e violências contra o Brasil e seus poderes, desde a redemocratização, e visam desrespeitar a soberania popular exercida pelo voto nas Eleições Gerais de outubro de 2022. Ainda, representam a desordem e a barbárie em um país que busca permanentemente a harmonia, a paz e o progresso, fundamentais ao país, suas instituições e, principalmente, ao seu povo.

A ATM presta sua solidariedade ao povo brasileiro, aos poderes constituintes e as instituições republicanas, e conclama as autoridades competentes que identifiquem e punam os envolvidos nesses atos criminosos e antidemocráticos.


 

VEJA TAMBÉM: