Caíque Tetis e Fred Alves
A morte de animais domésticos causa preocupação e revolta moradores em Pedro Afonso, que suspeitam de possível envenenamento de gatos e cães.
Considerado crime pela Lei 1.095/2019, a morte dos animais tem acontecido em diferentes datas, desde 2020 (clique aqui e veja matéria completa), principalmente nas ruas Constâncio Gomes, Barão do Rio Branco e Getúlio Vargas, todas no centro da cidade, e mais recentemente nos setores Portelinha e Canadá.
Relatos de moradores, que preferiram não ter seus nomes citados, dão conta que nove gatos e cinco cachorros desapareceram e apareceram mortos logo depois. Os casos mais recentes ocorreram na última semana na Rua Constâncio Gomes. O morador, que teve dois gatos mortos, ressaltou que é uma situação revoltante. “Um dos meus gatos a gente achou morto em casa, com a boca branca. O outro simplesmente sumiu”, descreveu o dono dos animais de estimação.
“O meu cachorro morreu já tem alguns anos, aqui na rua mesmo. Isso já acontece há muito tempo, mas antes não tinha a nova lei e agora está mais frequente. Eu cuido de alguns gatinhos aqui da rua e mais de cinco já morreram. Os gatos somem e quando achamos já morreram. São animais de estimação, criados na ração”, descreveu uma moradora da Rua Getúlio Vargas.
Mesmo com boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil, os donos temem o aumento de casos. “Está bem complicado, são animais domésticos, com donos, alguns até com coleiras, mesmo assim as mortes estão só aumentando”, frisou outra moradora que destacou que o crime não pode passar impune. “Muitas pessoas não gostam de animais, mas é preciso que se conscientizem. Eu acho desumano e fico indignada com essa crueldade", completou a residente na Rua Getúlio Vargas.
Ainda segundo os moradores, já foram localizadas nas calçadas das ruas do bairro, salsichas com chumbinho e sonrisal em pedaços de carne, produtos que podem causar as mortes de cães e gatos. “É um risco até mesmo para nossas crianças, que uma hora pode passar e comer sem saber”, declarou outra moradora ao dizer que os cidadãos pretendem tomar providências para que as mortes parem.
Portelinha
Uma dona de casa da Portelinha relatou que no mês de janeiro, o gatinho de sua neta também foi envenenado e morreu. Ela ainda afirmou que outros animais também já foram encontrados mortos na localidade.
Já no setor Canadá, conforme relatos, já ocorreram casos de mutilização de gatos e cães.
Você pode denunciar!
Segundo a Lei 1.095/2019, a punição para quem praticar crimes como abuso, maus-tratos, fere ou mutila animais é de prisão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda.
A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime.
Os crimes podem ser denunciados direto pelo 190 de forma anônima.
Investigação
A reportagem do Portal CNN entrou em contato com a Polícia Civil de Pedro Afonso para saber do andamento das investigações sobre o caso das mortes de cães e gatos, mas até o fechamento desta reportagem não houve retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.