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NECESSIDADE BÁSICA

Após reclamações da população sobre qualidade de água em Centenário, ATS promete resolver problema

29/12/2022 15h50 - Atualizado em 13/01/2023 18h05

Fred Alves

Em contato com a reportagem do Portal CNN, moradores de Centenário relataram que a água fornecida chega barrenta e amarelada às torneiras, não teria tratamento adequado e seria imprópria para consumo humano. Outra queixa é a interrupção frequente do serviço.

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), responsável pelo abastecimento de água no município, prometeu resolver a situação nesta semana.

O problema ocorre há pelo menos três meses e causa transtornos. Os relatos enviados, nos quais as pessoas pediram anonimato, são os mais diversos.

“Aqui em casa ninguém bebe dessa água. A gente tá usando de um poço”, contou uma moradora. “E uma falta de respeito, todos os dias é essa falta de água e quando chega ainda é suja”, completou um usuário.

Outro centenariense reclamou que a calçada em frente ao seu estabelecimento foi quebrada para reparos na rede de água e deixada sem conserto. “Já liguei, reclamei, tem dois protocolos de atendimento e não tomam providencia”, reclamou o morador.

Providencias

Em entrevista ao Portal CNN, o prefeito do município, Focilides Carvalho, afirmou que após enviar ofício para a ATS, o órgão público estadual informou que sua diretoria de Produção já identificou o problema e no início da próxima semana, será enviada uma equipe a Centenário para resolver a situação da turbidez da água. “Acredito que é uma preocupação não só da gestão mais de toda população, pois todos pagam para ter água potável em casa”, disse o gestor.

O vereador Magno Curcino também disse ao Portal CNN que oficiou a ATS (clique aqui e confira), no último dia 26 de dezembro, mas até o fechamento desta reportagem não havia recebido uma resposta. No documento, o parlamentar ressaltou que a água distribuída para abastecimento da população está comprometida e impossível de ser consumida. “No entanto, apesar da ATS já ter sido notificada, se manteve inerte e não apresentou solução para a melhoria da água”, reclamou o vereador.

O Portal CNN teve acesso a uma nota que a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) compartilhou nas redes sociais na qual reconhece o problema e assegura que está mobilizando equipe técnica, equipamentos e materiais para sanar o problema na primeira semana de 2023. Ainda segundo o órgão, no momento está sendo realizado um trabalho para amenizar a ocorrência e pode ocorrer baixa pressão devido a execução da limpeza da rede de distribuição de água.

Veja a nota abaixo.



 

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