Fred Alves e Caíque Tetis
Pais e responsáveis por crianças precisaram passar várias horas numa fila para tentar conseguir uma vaga no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Mãe Helena, em Pedro Afonso. As pessoas começaram a chegar ao local ainda no início da noite do domingo, 8 de janeiro, e já nas primeiras horas do dia seguinte, com cerca de 140 pessoas, a fila era extensa.
Atualmente, a unidade de ensino tem capacidade para atender 195 alunos da Educação Infantil, entre veteranos e novatos. Neste ano, inicialmente, foram ofertadas 40 vagas para o Maternal I (2 anos completos ou que completa até 31 de março de 2023), sendo 20 vagas pela manhã e 20 à tarde. Desta forma, a grande maioria que enfrentou fila aguarda a abertura de novas turmas.
Segundo relatos enviados à redação do Portal CNN, os primeiros pais e responsáveis chegaram por volta das 18 horas do domingo e passaram a noite em cadeiras, ao relento, na parte externa da instituição de ensino, para tentar garantir uma vaga. “Quando cheguei já tinha 13 pessoas e foi chegando mais gente. Pela manhã tinha umas 140 pessoas. Os próprios pais improvisaram uma lista para tentar organizar a fila”, contou a mãe de uma aluna novata, pedindo para não ter o nome citado.
“Deveria ser mais organizado para evitar uma situação dessas. Foram mais de 12 horas na fila. O cidadão paga impostos e ainda precisa dormir numa fila para garantir o direito básico do seu filho estudar?”, questionou o avô de uma criança, que também pediu anonimato.
Já o pai de um menino demonstrou preocupação com a possibilidade de o filho não ter onde estudar enquanto ele e a esposa trabalham. “Não temos com quem deixar nosso filho pela manhã e nós dois trabalhamos. Minha esposa só chega em casa meio-dia”, disse angustiado.
Em entrevista ao Portal CNN, a secretária de Educação de Pedro Afonso, Maria Lucimária de Sousa Ribeiro Cunha, afirmou que a pasta vai avaliar a abertura de novas turmas e trabalha para atender todas as crianças com idade para ingressar na educação infantil. “A diretoria pegou os nomes e depois de organizar aqueles que chegaram dentro das vagas, vamos sentar para ver a necessidade da abertura de novas turmas no CEMEI Mãe Helena. Também estão sendo realizadas matrículas no Creche Maranatha, no Setor Aeroporto II [. Então, depois desse levantamento, vamos ter a real situação se vai precisar ou não abrir novas turmas”, disse a secretária.
Lucimária Ribeiro afirmou, ainda, que as demais escolas municipais de Pedro Afonso têm capacidade suficiente para atender os alunos matriculados e que a Secretaria Municipal de Educação estuda a adoção de ferramentas para matrícula de forma online, entretanto não há um prazo para efetivação dessa nova modalidade.
Confira o cronograma de matrículas do Centro de Educação Infantil Maranatha.