Cidades

FEZ HISTÓRIA

Com legado de ensinamentos e passagem marcante por Pedro Afonso, Monsenhor Rui morre aos 88 anos

10/02/2023 20h36 - Atualizado em 13/02/2023 08h36

Gabriel Dias
O Tocantins perdeu nesta sexta-feira, 10, um dos grandes personagens de sua história, responsável por um legado de contribuição para a criação do estado. Aos 88 anos, Monsenhor Rui Cavalcante Barbosa, pioneiro no Estado do Tocantins, e que sempre defendeu os menos favorecidos por meio do trabalho missionário e educacional, sendo exemplo de fé, alegria e perseverança, faleceu nesta sexta-feira, 10, em Palmas (TO). O religioso sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2019 e, desde então, vinha enfrentando problemas de saúde. 

O sepultamento foi realizado no sábado, 11, no Cemitério Jardim das Acácias, também na capital.

Sábio, preparado, humilde e sempre disposto a compartilhar seu conhecimento ímpar, Padre Rui, como era carinhosamente chamado, era sempre visto na direção do seu fusca pelas ruas de Pedro Afonso, onde foi pároco e diretor do Colégio Cristo Rei, além de ter feito muitos amigos e admiradores. Ele também fez parte da formação de muitas pessoas nas cidades de Miracema e Colinas do Tocantins.

Para a professora aposentada de Pedro Afonso Odina Maranhão, Padre Rui mudou a vida de muitas pessoas com seus ensinamentos, seus ditados populares e sua fala calma, mas que dentro era carregada de entusiasmo que não o deixava ficar parado sem vivenciar cada uma das experiências que fomentava nas áreas cultural, educacional e esportiva.

“Padre Rui tinha muitas qualidades, mas uma das que mais me chamava atenção era seu jeito espirituoso. Era sempre muito preocupado com o futuro dos jovens, para que eles não desviassem do caminho da educação. Era contagiante sua dedicação, alegria e seu humor. Apesar de transparecer calmaria e atenção com as pessoas, ele era agitado e gostava de organizar, por exemplo, a parte cultural. Ele fazia parte dos processos, não apenas desenvolvia projetos, ele colocava a mão na massa também. Certamente deixa um legado para as pessoas que orientou”, revelou.

Por todo seu legado e o pioneirismo do Tocantins, com uma contribuição relevante para a criação do Estado, Monsenhor Rui foi condecorado no grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito Tocantins em 2012, pelo então governador Siqueira Campos.

“Neste momento de luto, nossos corações são confortados pela história de vida de Monsenhor Rui Cavalcante e na crença de que ele está nos braços de Nosso Senhor Jesus Cristo. A todos os familiares, amigos e a todos os católicos tocantinenses, meus sinceros sentimentos”, diz nota distribuída pela assessoria do governador Wanderlei Barbosa.


 

VEJA TAMBÉM: