Segurança e Justiça

CFP

Jornada Pedagógica no 3º BPM destaca técnicas militares e importância do trabalho

21/12/2022 18h11 - Atualizado em 02/01/2023 14h31

Em 20 de dezembro de 2022, 272º dia do Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar do Tocantins do polo da cidade de Pedro Afonso, os 36 alunos participaram da 1ª Jornada Pedagógica que marcou o encerramento do 1º e 2º módulos do curso.

Ainda na madrugada, as atividades iniciaram no pátio do 3º Batalhão da Polícia Militar e até o final da tarde ocorreram na sala de aula com várias instruções teóricas e práticas, envolvendo dinâmicas em grupo marcadas por muita interação. Em seguida, com acompanhamento e orientação da coordenação do curso e de uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), a jornada pedagógica seguiu com cerca de 18 km de marcha na qual ocorreram várias oficinas.

O objetivo da instrução, que terminou já no final da madrugada desta quarta-feira, 21, foi repassar aos alunos-praças exercícios de maneabilidade no terreno; noções de sobrevivência em áreas de matas, patrulhamento em áreas rurais e Atendimento Pré-hospitalar Tático (APH Tático) com várias técnicas de primeiros socorros, entre outras informações inerentes à atividade militar.



Conforme o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Dernivaldo da Costa Tirello, a jornada também serviu para repassar aos alunos do CFP sentimentos como liderança, trabalho em equipe e camaradagem. “Esse dia ficará marcado na vida desses militares que vivenciaram experiências marcantes que mostram como no ambiente militar a união e o espirito de corpo são tão presentes. Foi mais uma etapa na formação deles, que agora seguem no estágio operacional e se preparam para a formatura no próximo dia 19 de janeiro”, disse o comandante, que esteve presente e supervisionou todas as atividades.

Além da equipe do BOPE e do tenente-coronel Tirello, ministraram as instruções o subcomandante do 3º BPM, major PM André Luís Arantes dos Santos, o coordenador de polo, capitão Calistenes Marcelo Reis de Abreu, o coordenador de turma, sargento Elenilso dos Santos Campos, o monitor do curso cabo Maxivan Carvalho Santos, além de militares que compõem o efetivo do 3º BPM.

 

VEJA TAMBÉM: