Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, foi realizado o pagamento de juros ao capital para os associados da cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia. Ao todo, foram distribuídos mais de R$ 24 milhões, que foram creditados na conta capital de cada associado.
Ao se associar a uma cooperativa de crédito, o associado passa a ser dono de uma parte do empreendimento - uma cota - chamada de capital social. Este valor é direcionado a uma conta exclusiva e, anualmente, rende juros.
Segundo a diretora de Operações, Lucélia Ganzer, o pagamento de juros ao capital é uma declaração da solidez da cooperativa, além de ser mais uma iniciativa de compromisso ao quadro social, sendo um dos principais diferenciais competitivos com relação ao sistema financeiro tradicional.
“Este é um momento muito importante e que solidifica o relacionamento com o associado, pois demonstramos que estamos dando resultado e compartilhando desses resultados com todos os associados”.
Todos os associados deverão informar o valor recebido de Juros ao Capital como rendimentos tributáveis na sua Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, bem como o imposto de renda retido, quando for o caso.
O capital social é parte do patrimônio de uma cooperativa e é composto pelo capital de todas as pessoas que são associadas ao empreendimento. O capital social contribui para o suporte das atividades financeiras da instituição para que ela beneficie o próprio associado com taxas justas, competitivas, agilidade e flexibilidade em todos os produtos ofertados.