Armazenagem e conservação de qualidade são fundamentais para evitar a perda da qualidade dos grãos e, consequentemente, a queda na lucratividade do produtor rural. Neste sentido, para enfatizar a necessidade da adoção de práticas adequadas, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) realizou nos dias 29 e 30 de novembro, na sua sede em Pedro Afonso, o Workshop Gestão de Armazenagem e Conservação de Grãos.
Com carga horária de 16 horas de duração, o treinamento ministrado pelo professor universitário André Luís Duarte Goneli, também doutor em Engenharia Agrícola e um dos maiores especialistas em armazenagem do país, foi marcado por exemplos práticos e interação com os 37 participantes. Nos dois dias, o especialista abordou temas como Grau de exigência do mercado externo; Técnicas e manejo da amostragem dos grãos e seus impactos nos processos agrícolas; Constituição e determinação do teor de água dos grãos; Princípios de psicrometria aplicados a processos agrícolas; Práticas e processamento durante o recebimento de grãos em unidades armazenadoras; Principais fatores que afetam a qualidade dos grãos durante o armazenamento e Manejo e Gerenciamento do processo de Aeração como ferramenta para preservação da qualidade dos grãos.
Ao destacar como cooperativas e demais empresas devem atuar para atender as exigências do mercado externo no que se refere à qualidade dos grãos, o professor André Goneli citou o exemplo da Coapa ao afirmar que um dos caminhos é investir em treinamento e qualificação profissional.
“O armazenamento é importante porque estamos conservando alimentos. Neste tipo de produto, qualquer perda de qualidade, como contaminação por fungos ou insetos, estará contaminando o alimento que vai voltar para nossa mesa. Além disso, a má conservação causa prejuízos financeiros para os produtores de grãos. Por isso, é importante investir em capacitação e profissionais que consigam ajudar a resolver problemas nas unidades armazenadoras”, ressaltou o especialista.
Conhecimento útil
Quatro profissionais que atuam no Grupo Brejinho, que atua na produção de grãos e criação de gado de corte em Pedro Afonso, participaram do treinamento. Para Juliana Lima Maranhão, do setor administrativo da fazenda, o treinamento foi uma “imersão” no processo de armazenagem e conservação de grãos e vai agregar conhecimentos úteis na propriedade rural que possui uma unidade onde é feita a pré-limpeza de grãos de soja e milho, que depois são transportados para o armazém da Coapa onde é feito restante do processo de beneficiamento.
“No futuro pretendemos ter uma estrutura de armazenagem maior e a participação neste curso trouxe muitas informações que serão repassadas à administração do Grupo Brejinho para subsidiar decisões”, disse Juliana Sá.
Melhor desempenho
Responsáveis pela armazenagem na Coapa, Nelzivan Carvalho Neves (gerente comercial) e Roberto Zonta (coordenador do armazém) compartilham da opinião que o workshop agregou conhecimentos importantes aos 20 colaboradores da cooperativa presentes, o que vai refletir no atendimento prestado os na safra atual e nas próximas.
“Abriu mais a visão pessoal e profissional de nossos operadores e classificadores. Há ganhos de rendimento operacional, desde a recepção até a expedição, quando o colaborador conhece melhor os equipamentos com os quais trabalha e os meios necessários para atingir os objetivos propostos pela diretoria da Coapa”, disse Zonta, que foi o idealizador do Workshop Gestão de Armazenagem e Conservação de Grãos.
O gerente comercial reforçou que faz parte do planejamento da cooperativa a capacitação constante dos profissionais do seu quadro pessoal para oferecer um serviço de excelência a seus cooperados. “Por isso, trouxemos um profissional experiente e renomado na área de armazenagem e conservação de grãos, que apresentou em detalhes as informações para atender os critérios exigidos pelos órgãos fiscalizadores e o mercado externo”, disse Nelzivan.
O executivo ainda lembrou que a qualificação foi realizada num momento importante já que a cooperativa trabalha a sucessão e vários colaboradores foram promovidos para trabalhar nas áreas de classificação e operação do armazém. “Estarmos profissionalizando nossos colaboradores para terem conhecimento necessário na condução dos processos e assim evitem eventuais problemas que possam comprometer a qualidade dos grãos destinados ao mercado interno e externo”, explicou.
Realização e apoio
Uma iniciativa da Coapa, o Workshop Gestão de Armazenagem e Conservação de Grãos teve apoio das empresas Casp, Silo Peças Matoiba, Mecol, Consilos, Alpha, AgroForte, Carpan, AGI Brasil, Tromink, Pagé e EngeMAR.