Educação e Cultura

REFLEXÃO

Debates e atividades culturais no Colégio Cristo Rei marcam o Dia da Consciência Negra

18/11/2022 20h45 - Atualizado em 12/12/2022 15h12

Na manhã do dia 18 de novembro, o Colégio Cristo Rei, tradicional instituição de ensino de Pedro Afonso, encerrou as atividades do Projeto Integrador "Escravidão: Somos livres?".

O evento lembra o Dia da Consciência Negra, comemorado originalmente em 20 de novembro.

A iniciativa busca resgatar a ancestralidade dos povos negros que, inclusive foram tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022, uma vez que são parte dos povos originários da nação brasileira.

Durante o evento, o historiador Francisco de Assis ressaltou que é necessário diminuirmos as distâncias que, infelizmente, são causadas pela cor da pele.

Para a coordenadora de área de Ciências Humanas, professora Adriana Brandão, ver a escola debater um tema tão importante, muito alegra os professores.

Presente no evento, a técnica da Diretoria Regional de Ensino de Pedro Afonso, Fabiane Alves da Costa Santos, afirmou: "É importante ver ações como essas, porque é aqui que formamos uma sociedade mais inclusiva e menos eivada de preconceitos".

Protagonismo 

Os alunos foram protagonistas do projeto e apresentaram comidas típicas, dança de capoeira, além de um desfile que deu relevância à beleza negra.

"É motivo de muita felicidade ver que, nós negros, temos na escola um espaço de fala sobre nossa cultura", comemorou a aluna do 3º ano do ensino médio Amanda Silva.

O evento buscou ainda mostrar aspectos legais que circundam o Dia da Consciência Negra. Para o professor Marcos André, "é preciso entender que não foi a Lei Áurea que marcou de forma efetiva a libertação dos escravos, uma vez que ela garantiu uma liberdade, mas não um processo de inclusão de fato".

Ainda no evento foi realizado o lançamento do projeto PodFalar, um podcast mensal criado pela professora Maria Francisca que estreará tratando da Consciência Negra.

A gestora do Colégio Cristo Rei, professora Valdisa Cruz conceituou o evento como um retrato de um trabalho coletivo e responsável, onde professores e alunos fizeram o seu melhor.

Coordenadoras de áreas responsáveis pela organização do evento:

Adriana Brandão - Coordenadora da área de Ciências Humanas
Maria Cristina- Coordenadora da área de Ciências da Natureza
Rosélia Pereira Tavares Coordenadora de Matemática
Maria Francisca - Coordenadora da área de Linguagem 

VEJA TAMBÉM: