Fred Alves
A noite do sábado, 8 de outubro, foi marcada por uma cerimônia militar para celebrar o 70º aniversário de criação do Tiro de Guerra 11-004.
Atualmente, a unidade do Exército Brasileiro tem como instrutor o subtenente do Exército, Antonio Alves de Sousa.
A programação contou com canto da canção do Exército, recitação da oração do atirador e entrega do título honorífico de "Amigo do Tiro de Guerra". Foram agraciados o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Tirello; o delegado da Polícia Civil Nivaldo Antunes Siqueira; a extensionista do Ruraltins Fernanda Pereira Soares; e os veteranos do TG Regino (Turma 1976) e Severiano (Turma 1986).
Ainda foi entregue a Medalha Mérito do Tiro de Guerra ao tenente-coronel Tirello, homenageadas todas as turmas formadas no TG ao longo dos seus 70 anos com um desfile dos Veteranos do TG e descerrada a placa do Jubileu de Platina do TG - 70 anos pelo ex-prefeito de Pedro Afonso, ex-diretor da unidade e colaborador Emérito do Exército, José Edgar de Castro Andrade.
Histórico
O Tiro de Guerra 291 de Pedro Afonso foi criado pela Portaria Ministerial n° 329, de 8 de outubro de 1952, publicado no Boletim do Exército n° 41, de 11 de outubro de 1952.
Ficou subordinado a 8ª Região Militar (Belém-PA). Recebeu a denominação atual de Tiro de Guerra 11-004 Pedro Afonso, em 1979, quando passou a ser subordinado à 11ª Região Militar, com sede em Brasília. Em fevereiro de 1954, foi matriculado a turma pioneira com 40 atiradores.
O Tiro de Guerra de Pedro Afonso, desde sua concepção, sempre atuou de forma marcante junto à comunidade, buscando contribuir com o desenvolvimento local e regional.
Veja foto da solenidade: