Francisco Pimentel
Depois de dois anos sem ocorrer em consequência da pandemia da Covid-19, está de volta um dos maiores concursos de redação do Tocantins. O período de inscrição do VI Concurso de Redação, Educação e Jornalismo: Cristo Rei e Centro-Norte Notícias segue até 11 de outubro de 2022, na coordenação da unidade de ensino.
Clique aqui e confira o regulamento completo.
As redações deverão ser escritas à mão, com letra legível, em formulário timbrado próprio do concurso a ser retirado na coordenação da escola, na biblioteca ou na orientação educacional.
Os vencedores serão conhecidos em cerimônia na manhã do dia 21 de outubro, no Teatro Professora Adriana Correia Campos.
Neste ano, o tema do concurso será CRISTO REI, 70 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS: O QUE VI, OUVI E VIVI. Uma homenagem à mais tradicional escola de Pedro Afonso, que comemora sete décadas em 2022.
A expectativa é que cerca de 500 alunos dos períodos matutino, vespertino e noturno participem.
Categorias
Para que os participantes concorram em igualdade de condições, o concurso foi dividido nas categorias 1ª, 2ª e 3ª série, sendo que os alunos de cada ano terão que escrever a redação em um dos seguintes gêneros literários:
Narrativo: 1ª série
Memórias: 2ª série
Dissertativo: 3ª série
A organização do certame informou que os professores de língua portuguesa vão trabalhar cada gênero com as respectivas séries. Eles também vão avaliar e escolher as melhores redações.
Premiação
A organização do concurso anunciou ter conseguido três notebooks, disponibilizados pela Prefeitura de Pedro Afonso, para premiar os vencedores de cada categoria e trabalha para obter mais prêmios que serão ofertados ao segundo e terceiro lugar de cada categoria. Caso alguém queira apoiar o concurso é só entrar em contato pelo telefone (63) 98443-5855 (WhatsApp).
Além da premiação, os três primeiros colocados de cada categoria terão seus textos publicados, na íntegra, no Portal CNN – www.centronortenoticias.com.br. Já os vencedores em primeiro lugar de cada categoria terão suas redações veiculadas no Jornal Centro-Norte Notícias do mês de outubro e vão participar de uma entrevista no Programa Fred Alves, veiculado semanalmente na Rádio Vale FM – 87,5.
Incentivo
Os idealizadores e organizadores comemoraram o retorno do Concurso de Redação, Educação e Jornalismo: Cristo Rei e Centro-Norte Notícias e destacaram o papel social que ele exerce.
"É gratificante, após dois anos de um processo pandêmico que nos causou tantas ausências, inclusive de amigos de muitos de nós, retornarmos a um concurso que visa ajudar os nossos alunos na prática da escrita e, consequentemente, na construção de um futuro melhor. Esse certame é, ainda, uma forma da escola e a sociedade andarem de mãos dadas", avaliou o professor de Língua Portuguesa e um dos idealizadores do concurso de redação, Marcos André.
O editor-chefe do Centro-Norte Notícias/Portal CNN, Fred Alves, ex-aluno do Colégio Cristo Rei, destacou que a essência da iniciativa é incentivar os hábitos de ler e escrever e ainda contribuir na formação dos estudantes. “Também nos alegra poder celebrar os 70 anos de fundação do Cristo Rei, um colégio que já formou milhares de pessoas que hoje são profissionais que desempenham suas atividades em várias partes do mundo”, afirmou ao agradecer a parceria da escola e de seus servidores ao longo de seis edições do concurso.
Já a orientadora educacional Valdisa Neves da Cruz ressaltou a alegria da direção e dos servidores pelo retorno do concurso, que na sua visão contribui consideravelmente no desenvolvimento dos estudantes e os prepara para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de vestibulares e concursos públicos nos quais a redação tem um peso importante. “Para a escola é motivo de muita alegria preparar os alunos para essa etapa tão importante da vida deles. Ficamos ainda mais felizes por poder homenagear os 70 anos do Cristo Rei. Os alunos vão ter que buscar informações e ler bastante para desenvolver as redações. Aproveitamos para agradecer o Centro-Norte Notícias e os apoiadores por incentivar essa iniciativa”, disse a educadora.