Ricardo Neves é administrador de empresas e integrante do Movimento Pró-BR-235
Há dias acompanhamos o caos em que se transformou a BR-153, mais especificamente no quilômetro 351, devido às obras de um bueiro no córrego Bacaba, próximo da cidade de Tabocão (TO). Filas quilométricas de veículos de todos os portes, nos dois sentidos, se formaram ao longo da rodovia. Motoristas e passageiros ficaram por longas horas aguardando para seguir viagem e, em muitos casos, os condutores desistiram e deram meia volta. Resultado: prejuízos financeiros e muito transtorno. Até uma morte foi registrada no local após uma mulher passar mal depois de muita espera na fila.
As obras são necessárias para evitar situação pior a longo prazo. Isso não se discute.
Tod esse transtorno chama atenção para outra necessidade de nossa região: a falta de uma rodovia que possa servir de escape para situações como as vivenciadas na BR-153. Aqui entra a TO-010, no trecho entre Pedro Afonso, Tocantínia e Lajeado, que se estivesse pronto, serviria para amenizar transtornos como o da rodovia federal.
Essa discussão não é nova.Toda vez que a 153 tem problemas vem em mente a TO-010. Por isso é imprescindívela conclusão da rodovia estadual em nossa região. O estado do Tocantins precisa dela. Primeiramente por se tratar de uma estrada indispensável para quem vive e investe nas cidades situadas à margem direita do rio Tocantins e segundo, por sua importância logística e estratégica.
Esbarramos hoje naquestão indígena, para muitos o maior problema da falta da conclusão darodovia, ou apenas na falta de vontade política?
A verdade é que sem a rodovia concluída ficaremos reféns da BR-153 e torcendo para que não haja problemas lá.Com a TO-010 todo esse transtorno certamente seria evitado, dando fluidez ao trânsito paralisado na rodovia federal. Por isso é necessário voltarmos a debater o futuro da TO- 010. Quando vai sair do papel? Por que a demora em resolver a questão indígena, ambiental e jurídica necessária paraviabilizar a obra? Sem informações pairam dúvidas sobre a falta de interesse estratégico sobre a importância da rodovia.
Até quando olharemos paraa TO-010 e perguntaremos se um dia será concluída? Quando sairá o tão sonhado asfalto? São questões que não devem ser levantadas apenas quando a BR- 153 estiver com problemas como ocorrido recentemente, mas precisam ser lembradas todos os dias.
Vamos passar mais 30 anos fazendo a mesma pergunta ou nossos representantes vão agir e fazer a coisa acontecer?
A falta de conclusão da TO-010 impede a região de ser um corredor logístico importante para o transporte de grãos e o acesso à capital Palmas, inviabiliza investimentos financeiros por falta de malha rodoviária concluída e atrapalha o transportede de mercadorias e também passageiros.
Certamente esse é o momento oportuno para discutir o que queremos para nossa região. Esperar ou agir? Eis a grande pergunta a ser respondida.