Por dentro do Agronegócio

TRAJETÓRIA

Nelzivan Carvalho Neves: 20 anos de trabalho e dedicação à Coapa

18/09/2022 09h54 - Atualizado em 28/09/2022 17h42

Terça-feira, 17 de setembro de 2002, seu primeiro dia de trabalho na Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso – como se chamava a Coapa na época –, e Nelzivan Carvalho Neves, aos 26 anos, escuta atentamente o gerente operacional Elias Riguetti, que o apresenta para algumas pessoas e depois vai lhe mostrar o armazém de grãos, onde o novo prestador de serviço iria exercer suas funções. A princípio seria em um período de experiência de 30 dias, até pegar o “jeito”. Os 30 dias se tornaram 20 anos!

De estoquista a gerente comercial, são duas décadas de casa que misturam a história da Coapa com a própria trajetória de Nelzivan, que viu a cooperativa se tornar uma das maiores do Tocantins e figurar entre as grandes do País. O filho de Pedro Afonso, onde a cooperativa tem sua sede, viveu de perto essa transformação.
Quando ele começou a Coapa tinha 58 cooperados e 29 colaboradores. Hoje são 366 cooperados e 88 colaboradores – número que aumenta consideravelmente na safra.

“Iniciei como estoquista, fui classificador por duas safras, depois passei a trabalhar como balanceiro e fiquei mais duas safras. Fui promovido a assistente administrativo, onde controlava toda a movimentação de entrada e saída de grãos na unidade operacional [armazém]. Em 2007 surgiu uma vaga no comercial. A diretoria da Coapa me deu a oportunidade e o desafio de assumir essa função”, relatou.

Reconhecimento
Sempre comprometido com os ideais cooperativistas, Nelzivan tem sua trajetória reconhecida pelos colegas de trabalho, como é o caso de Maria Silvania Ramos, que é agente de desenvolvimento cooperativista e tem 22 anos de Coapa.
“O comprometimento de Nelzivan com a Coapa foi o fator responsável por ele galgar todas as posições que conquistou até chegar ao atual cargo. Além disso, ele é defensor do cooperativismo. É um exemplo de gestor que age com os valores do cooperativismo. Ele respeita o ser humano, ele oportuniza, ele defende e enxerga o cooperativismo como forma de crescimento”, pontuou Silvana Ramos.
Em 2019, Nelzivan chegou à gerência-geral. Em meados de 2021, com uma reformulação no organograma definido pela diretoria executiva para melhorar a gestão compartilhada, foram criadas três gerências: ele assumiu a gerência Comercial Grãos.

Ensinamentos
Reconhecido como uma pessoa que está sempre disposta a ajudar, Nelzivan tem a admiração de quem faz parte da sua equipe, como conta Marcivânia de Castro Ribeiro. “Desde que o conheço, Nelzivan é sempre uma pessoa alegre, comprometida, dedicada e está sempre disposto a ajudar quem precisa. Tem um bom relacionamento entre colegas, cooperados e parceiros comerciais. Durante esses anos que trabalhamos juntos, tenho aprendido muito com ele e acredito que ainda tenho muito a aprender. Todos os dias ele passa para a equipe um pouco do seu conhecimento e experiências vividos nesses 20 anos de Coapa. É, sem dúvidas, um ótimo profissional e amigo”, testemunhou.

Humildade e equilíbrio
Além de comprometimento e disposição em ajudar, Nelzivan é lembrado por cooperados e colaboradores por sua humildade e tranquilidade diante de situações adversas.

Um dos fundadores da Coapa, Evanis Roberto Lopes acompanhou o crescimento profissional de Nelzivan e admira o grande equilíbrio emocional que ele possui. “Quando se administra uma cooperativa encontra-se vários conflitos humanos. Durante esses anos, passamos por muitos confrontos e ele conseguiu mediar as situações com muito equilíbrio e dinamismo, conseguindo resolver os problemas sem gerar muito desgaste emocional entre as partes envolvidas. É um profissional da mais alta qualidade, raridade no mercado”, detalhou o cooperado antes de agradecer e parabenizar o gerente pelos anos dedicados à Coapa.

“Nelzivan é um companheiro nosso, da cooperativa. Esteve em praticamente todas as fases da Coapa. Ganhou experiência ao longo dos anos e foi subindo na organização. Hoje, como gerente, é uma das peças chave que faz essa cooperativa rodar. Ele agrega bastante ao nosso corpo de colaboradores com sua humildade, paciência e perseverança”, completou o gerente Corporativo, Frederico Pires Pinto.

Aprendizado
Para Nelzivan, o aprendizado ao longo dos anos é uma das peças que considera importante na sua trajetória dentro da cooperativa. Na visão dele, a oportunidade de fazer parte de uma história vencedora, onde você tem que mostrar todos os dias resiliência para se adaptar às mudanças constantes que o agronegócio proporciona, faz com que evolua de forma segura e sólida.

“Com as pessoas tive muito aprendizado e ensinei também. Essa troca de informações contribuiu muito para minha trajetória, porque me permitiu conhecer várias pessoas com pensamentos e ideias distintas do meu ponto de vista. Isso foi um grande aprendizado. A confiança do Conselho de Administração no meu trabalho, dando sempre a liberdade de colocar minhas ideias e fazer sugestões, estreita os laços e melhora o desempenho, o que dá mais segurança na condução dos processos do dia a dia”, comentou Nelzivan.

Desafios e oportunidades
O gerente de grãos considera a conquista da confiança como um dos principais desafios durante seu período na Coapa.

“Cooperativa é um ambiente complicado de trabalhar. Primeiramente tem que lidar com o cooperado e cliente, o fornecedor e o dono do negócio. Eu não tinha nenhuma noção de como isso funcionava, mas com ajuda e conselhos de alguns colegas de serviço e a vontade e comprometimento que eu sempre tive, fui aprendendo e, com o tempo, isso permitiu desenvolver o meu trabalho”, detalhou.

Além da confiança, Nelzivan também ressaltou que a mudança de setor foi um dos grandes desafios dentro da cooperativa. “Quando eu vim para a área comercial com a missão de fortalecer e ampliar o departamento, que sofria com índices de fidelidade muito baixos, tivemos muitas dificuldades em mostrar para o quadro social as vantagens e benefícios da cooperativa. Com o tempo e um trabalho de formiguinha, ano após anos, demos a volta por cima e hoje posso afirmar que estamos colhendo os frutos daquela semente plantada lá atrás”, destacou.

Nelzivan considera que a Coapa mudou sua realidade e formou o profissional que ele é hoje. “A Coapa apostou em mim e eu fiz de tudo para agarrar as oportunidades que ela ia me dando. Foram muitos cursos, treinamentos, visitas, palestras e seminários. Através da Coapa eu tive a oportunidade de participar do HSM Expo, o maior evento de gestão da América Latina. Visitei várias cooperativas dos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Também conheci outros países como Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Paraguai, sempre em busca de conhecimento e boas práticas de gestão”, enfatizou.

Honra
Ricardo Khouri, presidente da Coapa, considera a história de Nelzivan exemplar e que ela honra a cooperativa. “Nelzivan é um pedroafonsino da gema, que começou os trabalhos na balança na unidade armazenadora e chegou, hoje, a ocupar a gerencia comercial. São duas décadas de serviço prestado que muito a honra”, ressaltou o presidente.

Família
Nem só de dedicação à Coapa é feita a história de Nelzivan. Quando ainda tinha sete anos na cooperativa, ele casou-se com Aline, que é sua esposa há 13 anos. Eles são pais de Monique, Gabrielly, Yasmin e Luiz Gustavo.

“São 13 anos que observo a dedicação e o comprometimento em relação ao seu trabalho. Graças a Deus ele vem sendo reconhecido por isso. Ele é muito feliz com o que faz e extremamente agradecido a todos aqueles que deram a ele as oportunidades e confiaram nele e no serviço que ele presta. Ele é merecedor”, contou a esposa.

Aline revelou ainda que há momentos que pede ao marido para que ele “desligue um pouco”, mas ele não consegue descansar quando há qualquer coisa fora do lugar. “Se acontece qualquer pequeno problema, ele não sossega até resolver. Ele não consegue ficar em paz até que o problema seja resolvido [risos]. Mas ele é reconhecido por isso e os resultados estão dentro desses 20 anos”, avaliou.

A esposa também lembrou que Nelzivan tem um cuidado especial com a família. “Ele sempre busca o melhor como marido e como pai. Sempre com bons exemplos. Espero que quando meus filhos crescerem possam seguir os passos do pai. Um homem honrado e trabalhador”, finaliza.

 

VEJA TAMBÉM: