Uma boa gestão e profissionais qualificados são primordiais para garantir o sucesso em qualquer ramo de negócio. Neste sentido, visando preparar seus gestores e colaboradores para os desafios que surgem diariamente e, também, atender cada vez melhor seus associados, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, que tem sede em Pedro Afonso e atua em outros 21 municípios, segue investindo na capacitação de suas equipes.
Somente em agosto, colaboradores de todas as unidades da cooperativa participaram de 14 eventos presenciais e online, incluindo reuniões, encontros, cursos, seminários e fóruns nas mais diversas áreas. A maioria viabilizados pelo Sistema OCB/Sescoop-TO.
Aperfeiçoamento da gestão
Nos dias 23 e 24, em Brasília (DF), o presidente Ricardo Khouri, o gerente corporativo Frederico Pires Pinto e a agente de Desenvolvimento Cooperativista (ADC) Maria Silvana Ramos participaram da Semana de Competitividade - Caminhos Para as Coops do Futuro. O evento organizado pelo Sistema OCB debateu as principais temáticas e desafios que envolvem o modelo de negócios do movimento cooperativista brasileiro.
“O encontro foi muito enriquecedor e possibilitou a integração entre as diferentes cooperativas do Brasil. Eventos como esse nos ajudam a enxergar o que está acontecendo no mundo e faz com que tenhamos uma visão macro da nossa cadeia econômica. Novas perspectivas e conhecimento vão refletir na melhoria gerencial e na forma de atender nossos cooperados”, avaliou Frederico Pires, que já na volta da capital federal participou, nos dias 25 e 26, juntamente com o gerente comercial da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, do 1º e do 2° módulos da capacitação Formalíder, onde foram abordados os eixos Gestão de Tempo e Comunicação e Feedback.
Os profissionais da Unidade Administrativa Mayara Carilla da Silva Miranda (analista de RH), Ana Cristina de Oliveira Xavier (assistente de RH) e Fabrício de Jesus Amorim (analista contábil) também se capacitaram. Eles participaram da Arena RH Coop 2022, evento realizado nos dias 18 e 19 de agosto, na capital do Estado, e que reuniu profissionais da área de recursos humanos das cooperativas registradas no Sistema OCB/TO.
Além disso, a ADC Maria Silvana Ramos participou dos treinamentos Ouvidor Digital (sobre adoção de sistema de atendimento a denúncias pelo 0800) e Alliance for Integrity Brasil (que promove a integridade no sistema econômico), do 3º módulo do curso Aprendizagem Entre Pares para capacitação em compliance (adequar a empresa ao que determina as leis, normas e regras), da reunião do Conselho de Saúde de Pedro Afonso e de eventos do Sicredi – dentro de uma ampla intercooperação.
Atendimento mais ágil
Com várias capacitações no currículo ao longo de quase 20 anos de atuação na Coapa, Nelzivan Carvalho defendeu que o profissional “não pode parar no tempo e deve seguir evoluindo”. Para ele, com a correria diária é preciso a equipe se organizar e definir as prioridades para agilizar os processos de gestão. “Se capacitar reflete diretamente no atendimento aos cooperados com mais agilidade e segurança. Além disso, é um passo importante para uma gestão de sucesso”, explicou o executivo que recentemente também aprofundou seus conhecimentos com o curso Gestão de risco na comercialização de soja e milho, que trouxe novidades sobre análise e tendências do mercado financeiro, principalmente sobre CBOT (Bolsa de Valores de Chicago), câmbio, sistema de comercialização no Brasil, formação de preço, risco de preço e objetivos.
Outro profissional da Unidade Comercial, o médico veterinário João Marcos Donatti, que atua na Loja Agropecuária da Coapa, esteve em Palmas de 16 a 18 de agosto, no II Encontro Programa ABC Corte ofertado pela Embrapa Gado de Corte. Com os conhecimentos adquiridos, a Coapa garante suporte à sustentabilidade do sistema e tecnologias adotadas por seus cooperados do segmento pecuário.
Parceria técnica
A equipe da Unidade Técnica também esteve num importante evento. No período de 23 a 25 de agosto, os agrônomos Allan Jardim, Fernando Sena, Luciano Correa Martins e Fernando Carvalho, que também gerencia a área técnica, participaram, em Palmas, do primeiro de uma série de encontros do programa ABC Agrosustentável, que incentiva a adoção de práticas agropecuárias sustentáveis com foco em tecnologias de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), notadamente plantio direto, integração lavoura-pecuária e recuperação de pastagens degradadas”.
Fernando Coelho explicou que a Coapa é parceira da iniciativa e já na safra 2022/2023 pretende implantar duas Unidades de Referência Tecnológica (URT) em propriedades de produtores associados que servirão como vitrines para outros agricultores da região que nela podem ver, na prática, os benefícios trazidos pelas tecnologias apropriadas.
“Muito importante essa qualificação de nossos agrônomos e a participação no ABC Agrosustentável. É uma oportunidade de termos mais opções de manejos, principalmente para as áreas de fronteiras agrícolas”, disse o gerente técnico.
Conhecimento e contatos
O presidente Ricardo Khouri ressaltou que a qualificação possibilita a gestores e colaboradores novos conhecimentos nos segmentos de gestão estratégica, tecnologia, inovação e Organização do Quadro Social (OQS). “Foram capacitações e eventos muito produtivos e de nível altamente elevado que oportunizaram aos participantes mais conhecimentos e acesso a uma rede de contatos com membros de cooperativas tocantinenses e de outros estados, possibilitando o aperfeiçoamento profissional”, resumiu.