Gabriel Dias
Após vencer um dos lotes da licitação para a Elaboração de Estudos e Projetos Básico e Executivo de Engenharia visando a execução das obras de implantação, pavimentação, adequação de capacidade com melhoria da segurança e eliminação de segmentos críticos da BR-235, no trecho entre os estados do Tocantins e Maranhão, a empresa Modelagem Engenharia iniciou o ensaios geotécnicos e levantamento topográfico para elaboração do projeto entre Pedro Afonso (TO) a Alto Parnaíba (MA).
Em um áudio divulgado nas redes sociais, o senador Eduardo Gomes (PL), que é líder do governo Bolsonaro no Congresso, afirma que nos próximos dias será assinada a ordem de serviço para que as três empresas vencedoras dos lotes (A, B e C) iniciem os trabalhos que englobam os 318,10 km.
Abertura de estradas
Sem a conclusão das obras da BR-235, que no Tocantins passa pelos municípios de Araguacema, Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Colméia, Tabocão, Goianorte, Guaraí, Lizarda, Pedro Afonso, Santa Maria do Tocantins e Tupirama, produtores rurais de algumas dessas cidades tentam melhorar as estradas vicinais nas margens da rodovia para auxiliar na logística e tirar a região do isolamento.
Em Centenário, na região do Rio Preto e Rio Vermelho, por exemplo, produtores rurais, com recursos próprios, fizeram uma mobilização e estão expandindo as estradas vicinais às margens da BR-235. De acordo com Ricardo Neves, que é um dos líderes do movimento Pró-BB-235, são os produtores que estão bancando despesas e insumos para que as estradas sejam abertas.
“De maneira geral essa abertura às margens da BR-235 vai ajudar muito no desenvolvimento da região, sobretudo quanto em novas áreas para o plantio e para setor da pecuária, aumentando consideravelmente o movimento, além de aumentar a comercialização de terra”, destacou.