Nos últimos anos, a atividade pecuária vem evoluindo, se tecnificando cada vez mais e ganhando força dentro do estado do Tocantins. Atenta a essa movimentação, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), presente em 20 municípios, desenvolve iniciativas para atender seus associados do ramo pecuário com novas tecnologias e atendimento especializado.
Em outubro de 2020, foi implantado o projeto “CRIA+ COAPA” voltado ao melhoramento genético de fêmeas para formar novos plantéis, assim como dos machos desmamados oferecidos ao mercado, através da técnica de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo).
No projeto, o produtor investe na aquisição do sêmen e no protocolo farmacológico. Já a Coapa oferece, gratuitamente, consultoria técnica especializada na qual um veterinário presta consultoria, desenvolvendo todo o manejo reprodutivo das fêmeas, avaliações ginecológicas, protocolos de IATF e diagnóstico gestacional.
Conforme o médico veterinário João Marcos de C. Donatti, a expectativa é que cerca de 1.500 fêmeas sejam manejadas e inseminadas deste mês de outubro até fevereiro de 2023 quando ocorre a estação de monta (EM), no qual as matrizes são desafiadas através da IATF e finalizando o repasse, ou não, com os touros por monta natural.
Atualmente o “CRIA+ COAPA” atende produtores de Pedro Afonso, Santa Maria do Tocantins, Itapiratins e Centenário. Interessados em implantar o projeto em sua propriedade podem procurar a equipe responsável na Loja Agropecuária da Coapa ou fazer contato por um dos seguintes telefones: Márcio Garcia (64) 99205-7661, João Marcos de C. Donatti (63) 99220-1766 ou Loja Agropecuária (63) 3466-1223.
Além da assistência técnica aos pecuaristas, o gerente da Loja da Agropecuária da Coapa, Márcio Garcia, afirmou que a unidade conta em seu portfólio com linhas completas de insumos veterinários e produtos como sal mineral para o período das águas e estiagem; linha de sal mineral para cria, recria e engorda, sal proteinado e proteico energético; sal para equinos e ovinos; e diversos equipamentos do segmento.
Fábrica de ração
Outra medida tomada pela Coapa para atender quem investe na pecuária de corte na região é a implantação de uma fábrica de rações. Serão investidos cerca de R$ 3 milhões na unidade que inicialmente terá capacidade de produzir 12 toneladas por hora. Além da ração para bovinos, a intenção do estabelecimento é também fornecer rações para suínos e aves de corte.
Em fase de regularização em órgãos como o Ministério da Agricultura, a previsão é que a fábrica instalada em um espaço dentro da área do armazém da cooperativa, em Pedro Afonso, entre em operação até o final do primeiro semestre de 2023.
O gerente Comercial, Nelzivan Carvalho Neves, explicou que a implantação foi definida pela diretoria da Coapa após a realização de um estudo que constatou a viabilidade econômica do negócio.
“A integração lavoura-pecuária é uma atividade que vem crescendo muito nos municípios onde a Coapa atua e junto ocorre o aumento da demanda por ração de qualidade e com procedência. Neste sentido, a diretoria da Coapa resolveu ampliar sua atuação e investir na fábrica, que é uma atividade comercial com expectativa positiva de retorno financeiro. Ainda foi levado em conta, a necessidade de atender cooperados e demais pecuaristas da região que estão apostando na criação de gado de corte”, explicou.