Política

ELEIÇÕES 2022

Líderes políticos acreditam que apoios a eleitos serão revertidos em benefícios para Pedro Afonso

05/10/2022 20h22 - Atualizado em 08/10/2022 08h01

Gabriel Dias e Fred Alves

Com o fim do primeiro turno das eleições 2022, foram definidos os nomes do governador, dos 24 deputados estaduais, dos oitos deputados federais e de uma senadora. O resultado renovou 37% do parlamento estadual, 50% da bancada federal tocantinense, garantiu a reeleição de Wandelei Barbosa (Republicanos) e a eleição de Professora Dorinha (UB) para o Senado.

Em Pedro Afonso, todos os reeleitos e eleitos foram apoiados pelas principais lideranças políticas da cidade.

O ex-prefeito Jairo Mariano (PDT), que atualmente é secretário de Governo na gestão de Wanderlei de Barbosa, também pediu votos para a senadora Professora Dorinha, o deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) e o deputado federal Vicentinho Júnior (PP).

“O governador Vanderlei trouxe um sentimento novo para as pessoas. Como um tocantinense legítimo, uma pessoa muito trabalhadora, conhece os problemas e em tempo recorde conseguiu fazer uma gestão de excelência. É uma pessoa que conhece muito bem a nossa região e tem pessoas da região que fazem parte do governo dele, então não tenho nenhuma dúvida que o reflexo disso vai se reverter em benefícios para nossa região. Acredito que o governador irá fazer uma grande gestão atendendo demandas históricas aqui, como é o caso da TO-010, que a gente tem muito tempo que espera”, ressaltou.

Além disso, o secretário afirmou que irá seguir contribuindo ativamente para que a região seja destaque em receber benefícios do governo do Estado e que o apoio aos deputados que foram os mais votados na região, Léo Barbosa e Vicentinho Junior, possa ser refletido em benefícios. “Tanto emendas, quando convênios, vamos cobrar permanentemente, além da defesa da nossa região de uma forma geral”, pontuou Jairo Mariano.

Mais recursos
Já o atual prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro (PP), avaliou que o resultado da votação no Tocantins foi satisfatório para Pedro Afonso. “Nossa estrela maior, o governador Wanderlei Barbosa, foi eleito com a grande maioria dos votos, sendo que Pedro Afonso confiou 5.433 votos, sendo que 72,49% dos eleitores pedroafonsinos apoiaram à reeleição do atual governador”, destacou.

O prefeito também deu apoio ao deputado federal Vicentinho Junior e ao deputado estadual Vilmar Oliveira (SD), ambos reeleitos. “Graças ao apoio dos vereadores da Câmara Municipal, lideranças, militâncias, servidores municipais e estaduais, que foram às ruas, praças e participaram de debates, rodadas de conversas e comícios, conseguimos essa satisfatória votação. Nossos apoios sempre foram pensados em prol da população e desenvolvimento de Pedro Afonso. Tenho a certeza que vamos trazer mais recursos, obras e avanço para os serviços públicos com o apoio dos nossos parlamentares e o governador Wanderlei Barbosa”, comentou.

Apoio popular
A vereadora Lili Benício (PDT), que declarou apoio a Janad Valcari (PL), eleita a segunda deputada estadual mais votada no Tocantins, e ao governador reeleito Wandelei Barbosa, considerou que o resultado positivo, tendo em vista que, segundo ela, fez uma campanha apenas com o apoio do povo.

“Lógico que esperamos sempre um resultado melhor, mas essa campanha foi totalmente atípica. Eu disputei com vários líderes, um deles tinha a máquina do governo, o outro tinha máquina municipal, mesmo assim, com esse cenário, eu me considero uma vitoriosa. Fui a única líder que teve a coragem e a ousadia de apoiar um candidato sozinha, apenas com o apoio do povo de Pedro Afonso. Acredito que Janad Valcari é uma pessoa totalmente compromissada e vou aguardar os próximos capítulos para saber o que ela vai fazer. Evidentemente, que enquanto apoiadora, eu vou solicitar, com todo carinho e respeito aos votos adquiridos em Pedro Afonso, que ela direcione recursos ao município”, declarou.

Objetivo alcançado
Pedro Belarmino, ex-vereador, o resultado das eleições foi ao encontro do que era esperado para os candidatos que contaram com o seu apoio. “O resultado veio ao encontro do que a gente estava imaginando, com a eleição do governador Wanderlei e da senadora Dorinha. Também em relação aos parlamentares que apoiamos para estadual e federal, acredito que o objetivo foi alcançado, mesmo a gente sem ter mandato eletivo. Conseguimos ajudar na vitória desses candidatos e saíram com uma boa votação daqui. Certamente isso vai ser revertido em benefícios para Pedro Afonso. O Olyntho Neto [REP] já é um deputado estadual que destina muitos recursos para Pedro Áfonos e seguirá fazendo isso. Já com o deputado federal Alexandre Guimarães [REP] fizemos o compromisso, por exemplo, para ele atue para que a BR-235 seja concluída”, explicou.

Benefícios
Para Tom Belarmino, ex-prefeito de Pedro Afonso, que apoiou o governador Wanderlei Barbosa, a senadora eleita Dorinha, o deputado estadual reeleito Ivory de Lira (PC do B) e o deputado federal eleito Ricardo Ayres (REP), a eleição fortaleceu os grupos já consolidados em Pedro Afonso, entre os quais ao qual participa. “O resultado mostra de uma maneira bem significativa a consolidação dos grupos políticos em Pedro Afonso. Claro que isso vai trazer benefícios para nosso município, pois todos os grupos estão preocupados em atender as demandas da população, com destaque para a construção da BR-235. Vamos em busca de trazer obras que Pedro Afonso realmente precisa, que a nossa região precisa. Para isso, podemos contar com o governador Wanderlei e agora com a senadora Dorinha, além dos nossSo parlamentares. Pedro Afonso só tem a ganhar com o resultado dessas eleições”, comentou.

Resultado histórico
Ao lembrar as votações históricas do governador e da Professora Dorinha, o advogado Alex Brito afirmou que o resultado do pleito foi muito positivo e será importante para o futuro do desenvolvimento de Pedro Afonso. “Nossa população entendeu a mensagem e votou bem”, disse.

Ele também enfatizou a eleição a deputado estadual de Gutierrez Torquato (PDT) que, na sua visão, tem todo o “gás e experiência para estar na Assembleia Legislativa” e retribuir como muito trabalho o fato de ter sido o nono mais votado em Pedro Afonso.

 

VEJA TAMBÉM: