Educação e Cultura

PENSANDO NO FUTURO

Concurso de Redação realizado pelo Cristo Rei e CNN segue incentivando estudantes

21/10/2022 17h44 - Atualizado em 21/12/2022 07h08
Concurso de Redação realizado pelo Cristo Rei e CNN segue incentivando estudantes
Fotos: Alex Rodrigues

Gabriel Dias

A escrita é a guia da capacidade de raciocínio que direciona a articulação de um discurso coerente. Foi com esse sentimento que as alunas Ana Luísa Bezerra Pinheiro (1ª série), Thayane Aires Lopes (2ª série) e Amanda Silva Vieira (3ª série), do Colégio Cristo Rei, de Pedro Afonso, escreveram os melhores textos do VI Concurso de Redação, Educação e Jornalismo: Cristo Rei e Centro-Norte Notícias, que teve premiação no dia 21 de outubro, no Teatro Professora Adriana Correia Campos, que ficou lotado de estudantes e convidados.

O tema desta edição foi uma homenagem à tradicional instituição de ensino: CRISTO REI, 70 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS: O QUE VI, OUVI E VIVI.

O evento, considerado um dos maiores do gênero no Tocantins, é uma iniciativa do Colégio Cristo Rei em parceria com o Jornal Centro-Norte Notícias e nesta edição teve apoios da Prefeitura de Pedro Afonso, Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Vara Criminal da Comarca de Pedro Afonso, Jairo Mariano, Matriz Office – TINS e Sicredi.

O certame foi dividido pelas séries 1ª, 2ª e 3ª do Ensino Médio e os alunos de cada ano escreveram a redação dentro dos seguintes gêneros literários: Narrativo (1ª série), Memórias (2ª série) e Dissertativo (3ª série). As vencedoras de cada categoria receberam notebooks como prêmios. Além disso, os alunos que ficaram na segunda posição em cada categoria receberam um celular cada um. Já os terceiros colocados poupança patrocinada pelo Sicredi no valor de R$ 150,00.

Resultados positivos
Integrante da banca de correção e um dos idealizadores do Concurso de Redação, o Professor Marcos André Silva Oliveira falou com alegria sobre a volta do certame após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia da Covid-19.

“É com muita alegria que voltamos a realizar o concurso de redação após dois anos de pandemia. Primeiro pelo papel social que ele ocupa, pois fomenta a escrita, que é uma ferramenta essencial no vestibular, nos concursos públicos e na vida de forma geral. Além disso, tivemos uma participação de mais de 60% de dos alunos, o que nos deixa muito felizes. Também é preciso destacar essa parceria de sucesso do público com o privado, o que mostra o caráter de extensão que a educação tem que ter”, destacou o educador.

Idealizador do projeto ao lado do professor, o jornalista Fred Alves, fundador e editor-chefe do Jornal Centro-Norte Notícia/Portal CNN, ressaltou o estímulo que o concurso produz e como tem muitos que chegaram a participar de alguma edição e hoje estão nas universidades.

“Em seis edições tivemos a participação de quase 2 mil estudantes. Muitos já fizeram um curso superior ou estão na universidade. Dessa forma, o concurso cumpre seu objetivo de estimular a leitura e a escrita, contribuindo na formação desses estudantes”, comentou.

O jornalista, que concluiu o Ensino Médio no Colégio Cristo Rei em 1991, também lembrou que a premiação nessa edição foi a maior. “Tivemos quase R$ 15 mil de premiação, fruto de parceria com o poder público municipal, empresas, cooperativas e pessoas da sociedade que sabem da importância do concurso e acreditam que a educação abre portas e transforma realidades”, destacou.

Emoção e estímulo 
Com apenas 15 anos, Ana Luísa Bezerra Pinheiro, aluna do 1ª ano da Colégio Cristo Rei, foi a primeira das três primeiras colocadas das categorias a ser anunciada. Após o anúncio, a estudante fez agradecimentos, comentou sobre seu futuro e disse que o concurso é uma das formas de estimular os estudantes a buscarem mais conhecimento.

“Meu sentimento agora é de gratidão a Deus por estar todo tempo comigo, a minha família que não mede esforços para me apoiar e aos meus amigos por acreditarem em mim. É isso que motiva buscar mais conhecimento e foi um prazer falar dos 70 anos do Colégio Cristo Rei, por toda sua história na cidade de Pedro Afonso e região. A escola tem uma maneira de oferecer grandes oportunidades aos seus estudantes. Tenho a certeza em cursar medicina daqui a alguns anos e sentirei orgulho de dizer que fiz parte dessa história”, comentou a jovem estudante.

Aos 17 anos e cursando a 2°série do Ensino Médio no Colégio Cristo Rei, Thayane Aires Lopes afirmou que a sensação que mais a descrevia após o anúncio do 1ª lugar na categoria Memorias era de gratidão.

“É uma enorme emoção receber tantos méritos por algo produzido por mim e eu fico bastante satisfeita pela minha redação ter sido tão elogiada pelas pessoas, não tem preço o sentimento de gratidão que eu sinto. As minhas ideias foram surgindo conforme eu pude observar ao meu redor e também as pessoas, tanto que, o personagem principal [Deivid Noleto], da minha memória juntamente com os demais personagens, foram inspirados em pessoas que fazem parte da minha vida”, relatou.

A estudante ainda falou sobre sua paixão por escrever e o futuro que pretende seguir. “Eu vejo a escrita em mim como um talento, sinto-me feliz sempre que eu crio uma redação nova e ainda mais feliz com o resultado que elas me trazem. Futuramente pretendo ser advogada ou policial militar. Sempre foi meu sonho exercer uma função nesse nível, proteger e servir as pessoas que precisam”, disse.

No último ano do Ensino Médio, Amanda Silva Vieira foi a grande vencedora na categoria Dissertativa. Aos 18 anos, a jovem se prepara para prestar vestibular de medicina e conta que o concurso surgiu no momento certo como mais um desafio durante essa preparação.

“Me sinto muito feliz por ter conseguido o primeiro lugar no gênero dissertativo. Foi desafiador e emocionante ao mesmo tempo! O concurso veio no momento certo. Fim de ano se aproximando, vestibulares batendo à porta. Meu sonho é ingressar numa federal e para isso preciso ter um bom domínio da redação, pois é uma área de grande peso para o curso de medicina, para o qual estou me preparando para ser aprovada. O que me motivou a escrever a minha redação foi observar questões falhas da rede pública que nós, alunos e demais profissionais da educação, têm de enfrentar durante a semana”, falou com firmeza a estudante.

Clique nos links abaixo e vejam as redações vencedoras de cada série:

1º Ano - Narrativo

2º Ano - Memórias

3º Ano - Dissertação  

Relação dos vencedores por categoria

1º Ano - Narrativo
1ª Ana Luísa Bezerra
2ª Nicolly Alves Nunes
3ª Elayne Rocha Pinto

2º Ano - Memórias
1ª Thayane Aires Lopes
2ª Gabriele Portilho Vieira
3ª Kauê Vinícius Rodrigues Ramos

3º Ano - Dissertação

1ª Amanda Silva Vieira
2ª Ilda Nycolle Lucas de Oliveira
3ª: Luiz Filipe Cavalcante

Presenças

Também participaram da cerimônia de premiação: a secretária geral do Colégio Cristo Rei, professora Rita Mara Mezalira Woicik; a professora Eurásia Maria Lustosa Ribeiro Porto, integrante da banca de correção das redações; a professora Rosélia Pereira Tavares que representou a professora Maria Francisca da Silva de Sousa, integrante da banca de correção das redações; Valdisa Neves, coordenadora pedagógica do Cristo Rei; Ricardo Khouri, presidente da COAPA; Ivânia Barbosa Araújo, que representou o diretor da Vara Criminal da Comarca de Pedro Afonso, juiz Milton Lamenha de Siqueira; Elizabete Geralda Araújo, representante da Agência do Sicredi em Pedro Afonso; Luis Meneses da Rocha, vice-prefeito de Pedro Afonso; Lucimária Ribeiro, secretária municipal de Educação, Lucimária Ribeiro; Neurisvaldo Amorim, diretor Regional de Ensino de Pedro Afonso; Eliezia Santos Campos, ex-gestora do Colégio Cristo Rei; Márcia Rúbia Costa e Silva, diretora administrativa do Jornal Centro-Norte Notícias e do Portal CNN; Teresa de Maria Bonfim Nunes, defensora pública; Alessandro Porto, secretário da Diretoria do Forô de Pedro Afonso; Subtenente Antônio, comandante do TG-11004; Capitão Calistenes, representante do 3º BPM; Mércia Helena Marinho de Melo e Rafael Madureira, representando a promotora de Justiça, Isabelle Figueiredo; e Mirian Figueiredo, diretora do Campus IFTO Pedro Afonso.

Veja aqui as fotos do evento.

VEJA TAMBÉM: