Gabriel Dias
Foi concluída no dia 17 de agosto, a instalação de mais duas peças em formato de estátuas compradas pela Prefeitura de Pedro Afonso no valor de R$ 14 mil. Em janeiro deste ano, um cavalo machador foi colocado no trevo próximo à Praça IFTO. Além disso, também nesta semana, um trator doado por um produtor rural passou a ser exposto no trevo da entrada da cidade, após a ponte do Rio Tocantins. Agora foi a vez de dois bois serem colocados no trevo da entrada do Setor Aeroporto II. Todas as peças são em tamanhos reais.
Como foi mostrado pelo Portal CNN, ainda em janeiro deste ano, o detalhamento do pagamento disponível no portal da transparência, apontou que as peças (bois e cavalo) custaram R$ 14 mil e foram feitas pela Associação Itaobiense de Artesãos, que fica na cidade de Itaobim, em Minas Gerais.
Na época, o prefeito Joaquim Pinheiro (PP) já tinha afirmado que as estátuas dos bois ficariam na rotatória de acesso ao Setor Aeroporto II, e que seriam entregues assim que a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), que viabilizou os recursos para as obras, autorizasse.
Na ocasião, o gestor ainda afirmou que os animais representam o setor pecuarista da cidade e o trator representaria a força da agricultura na cidade.