Com o fim do período das convenções no último dia 5 de agosto, oito nomes foram definidos para concorrer ao cargo de governador do Tocantins. O primeiro turno acontece no próximo dia 2 de outubro, quando os eleitores também vão escolher um (a) senador (a), oito deputados federais e 24 deputados estaduais.
Vejam os postulantes ao cargo de governador:
Wanderlei Barbosa (Republicanos)
Atual governador do estado. Nascido em Porto Nacional (TO), ele é filho de Fenelon Barbosa, o primeiro prefeito de Palmas, quando a cidade foi fundada em 1989. Foi vereador de sua cidade natal e de Palmas. Em 2010 se elegeu como deputado estadual e foi reeleito em 2014. Ele permaneceu nesta função até 2018, quando se afastou para disputar a eleição suplementar ao lado de Carlesse como vice-governador na chapa que acabou vencedora. Com a renúncia do titular, Wanderlei Barbosa assumiu o cargo de governador.
Ronaldo Dimas (PL)
Nascido em Minas Gerais e formado em engenharia civil. Foi deputado federal e prefeito de Araguaína por dois mandatos consecutivos. Ele foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins também por dois mandatos, entre 1997 e 2003, e secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano no Governo do estado do Tocantins, de 2011 a 2012.
Paulo Mourão (PT)
Nascido em Cristalândia, região sudeste do Estado do Tocantins, o engenheiro agrônomo de 66 anos iniciou sua trajetória política como deputado federal em 1988. Foi prefeito do município de Porto Nacional e se elegeu deputado estadual pelo Tocantins em 2014. Se candidatou ao Senado em 2010 e 2018, mas não recebeu votos suficientes para ser eleito.
Irajá (PSD)
Natural de Goiânia (GO), tem 39 anos, é formado em Publicidade e Propaganda, e já trabalhou como empresário e produtor rural. Ocupou o cargo de deputado federal por dois mandatos (2012 a 2018). Também atuou como secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária do Tocantins. Em 2018, foi eleito o senador mais novo da história do país, com 35 anos.
Karol Chaves (PSOL)
Tem 41 anos e é natural de Osasco (SP), mas vive no Tocantins desde 1992. Ela é advogada, especialista em direitos das mulheres e pessoas LGBTQIs, e mestre em desenvolvimento regional.
Coronel Ricardo Macedo (PMB)
Natural de Porto Nacional e tem 57 anos. É coronel aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), onde exerceu diversos cargos. Esta é a primeira vez que Ricardo Macedo se candidata a um cargo público.