Segurança e Justiça

ORIENTAÇÃO ÚTIL

Palestras sobre o abuso sexual de crianças ajuda a levar suspeito de estuprar crianças em Itacajá para a prisão

26/08/2022 10h10 - Atualizado em 26/08/2022 10h36

Uma palestra realizada dentro do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) resultou na prisão de um homem, em Itacajá, na última segunda-feira, 22 de agosto. Ele é suspeito de abusar de três menores no povoado Alto Lindo, zona rural de Goiatins.

Na semana de 16 a 20 de maio de 2022, a cabo da Polícia Militar Mahianna Maciel, que é instrutora no Proerd do 3º BPM, realizou palestras sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em escolas municipais e estaduais no município de Itacajá e no povoado de Alto Lindo, em Goiatins, no intuito de orientar e encorajar as crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo abuso a denunciar seus agressores. Ao final de cada palestra, a policial se colocava à disposição dos alunos que porventura fossem vítimas, para ouvir seus relatos e encaminhá-los às autoridades competentes a fim de que as medidas cabíveis fossem tomadas.

Após uma das palestras, uma menina de 8 anos relatou que sofria abuso do seu padrasto e que além dela, sua irmã de 12 anos e sua prima de 6 também seriam vítimas do homem. De imediato, a policial contatou e ouviu as outras duas vítimas e diante dos fatos, procurou as mães delas. Logo em seguida dirigiu-se ao Conselho Tutelar do município de Itacajá para formalizar a denúncia.

De posse das informações, o Conselho Tutelar denunciou o caso na Delegacia de Polícia Civil para tomada das medidas cabíveis e na última segunda-feira, 22, policiais civis efetuaram a prisão do suspeito de estupro de vulnerável.

Investigação
De acordo com a Polícia Civil, o homem tem 31 anos e foi preso durante ação realizada por uma equipe da 35ª Delegacia de Goiatins. Conforme o delegado-chefe da unidade policial, Fernando Rizério Jaime, o homem foi capturado, mediante cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pela 1ª Escrivania Criminal de Goiatins.

As investigações da Polícia Civil apontaram que as meninas teriam sido abusadas sexualmente pelo mesmo em diversas ocasiões, na residência da família, localizada no povoado Alto Lindo, zona rural de Goiatins, juntamente com a prima. Os fatos foram apurados e, inicialmente reportados ao Conselho Tutelar da cidade de Itacajá, o qual por sua vez levou o caso ao conhecimento da Polícia Civil.

Preso, o homem foi conduzido à Central de Atendimento da Polícia Civil em Araguaína e, após a realização dos procedimentos legais cabíveis, recolhido à Casa de Prisão Provisória local, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

 

VEJA TAMBÉM: