Com um conceito moderno no que se refere a preservação ambiental, a Recicla Bem atua nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama.
O radialista e empresário da comunicação Gerson Noronha foi convidado pelo também empresário Acebias Mota, para juntos empreender no ramo da reciclagem. Dessa união surgiu a empresa que tem sede em Bom Jesus do Tocantins.
Com o trabalho da Recicla Bem, materiais que antes não tinham valor comercial e que terminavam sendo descartados em locais inapropriados, agora podem ser transformados em geração de renda e oportunidades para várias pessoas que vivem exclusivamente da coleta desses materias ou garantir o complemento da renda familiar.
A Recicla Bem informa à comunidade em geral que compra ferro, vidro, latinhas de alumínio, cobre, metal, plástico, baterias, papel, entre outros. Para fazer contato é só ligar no telefone (63) 99110-0692. Neste número também é possível receber informações sobre a forma correta de reciclar.
Renda e preservação
A reciclagem é importante tanto para o meio ambiente, quanto para as pessoas. Trata-se de uma ação continuada de coleta e processamento de resíduos que de outra forma seriam descartados como lixo, mas que podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos.
Reciclar ajuda na conservação de recursos naturais como madeira, água e minerais, reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas. Os materiais de reciclagem não requerem muita energia para serem remanufaturados em comparação com a conversão de novas matérias-primas em produtos utilizáveis, portanto, gera economia.
Quanto mais reciclar, mais diminuirá os custos com limpeza urbana, além de evitar a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, mantendo o meio ambiente sustentável para as gerações futuras.
O processo reciclagem funciona também como educação ambiental e envolve a coleta, triagem e processamento dos resíduos. Entre os materiais que podem ser reciclados estão jornais, revistas, caixas de leite, latas de aço, alumínio, garrafas, vidros e frascos plásticos.
Além de favorecer uma atividade rentável gerando novos empregos, a reciclagem reduz a quantidade de resíduos (lixo não reciclável) enviada para aterros sanitários ou depósitos de lixo, prolongando a vida útil desses locais.
Adotar essa idéia e ter ações diárias de reciclagem não requer mudanças de estilo de vida tão dramáticas como pode parecer à primeira vista. Geralmente, em uma casa ou empresa, há mais resíduos recicláveis do que não recicláveis. É importante que a comunidade participe da coleta seletiva e de toda ação que contribua para uma melhor sustentabilidade.