Gabriel Dias
Em 25 de maio, um dia antes do início da Festa do Trabalhador em Pedro Afonso, os casos ativos de Covid-19 na cidade estavam zerados. Nesta quinta-feira, 9, o boletim epidemiológico da prefeitura municipal, divulgado nas redes sociais, aponta 24 casos ativos da doença, com oito deles sendo contabilizados nas últimas 24 horas.
No período de 15 dias, a cidade que já aplicou 22.415 doses da vacina contra Covid-19 na população, viu os casos da doença aumentarem de forma considerável, o que na visão da secretaria municipal de Saúde, Kelma Sousa França, era algo esperado.
“Sobre o aumento no número de casos de Covid, sinceramente era algo previsível tendo em vista que a população deu uma relaxada nos cuidados e protocolos, bem como o final do decreto de pandemia mundial anunciado recentemente pelo Ministério da Saúde. As pessoas estão menos apavoradas”, disse.
A chefe da pasta também relacionou o aumento de casos as últimas festividades na cidade, com o trânsito de pessoas de outras cidades. “Sobre a temporada de praia estar próxima e concomitante com o aumento no número de casos, acredito que este é resultado das últimas festividades que contaram com muitas pessoas de outros municípios. Porém, os casos diagnosticados estão sendo felizmente leves, todos isolados e tratados conforme os protocolos de saúde. Pode ser que haja mais diagnósticos dentro das próximas duas semanas, devido os contatos, mas esperamos que haja declínio logo em seguida. Estamos trabalhando para tal”, disse a secretária, que afirmou ainda que as equipes de saúde têm reforçado as orientações em escolas e outras instituições, dando celeridade à campanha de vacinação contra a Covid e influenza, e disponibilizando atendimentos e medicamentos na rede municipal.