Política

SEGUE A TRETA

Vereador afirma que prefeito não é dono da prefeitura; governista afirma: “o cara tem trabalhado”

08/06/2022 16h39 - Atualizado em 17/06/2022 16h25

Fred Alves

A sessão do dia 7 de junho, da Câmara Municipal de Pedro Afonso, foi marcada, entre a apresentação de requerimentos e votação de projetos, pela presença da secretária municipal de Meio Ambiente, Comércio, Industria, Serviço e Turismo, Jucielly Coelho, que além de tirar dúvidas sobre a temporada de praia, recebeu elogios dos vereadores pelo trabalho desempenhando à frente da pasta, e ainda críticas do presidente da Casa de Leis, Breno Alves (PDT), ao prefeito Joaquim Pinheiro (PP).

Na abertura da sessão, após as falas inicias de sete vereadores, o presidente da Câmara usou seu espaço na tribuna para dizer que o prefeito Joaquim Pinheiro não é o “dono da prefeitura e que o gestor tem um comportamento de perseguidor”.

“Não quero ser repetitivo, mas não posso deixar de falar sobre isso, quando eu escuto que o prefeito Joaquim não é uma pessoa perseguidora. Tenho áudios aqui de uma moradora do setor Aeroporto, mas que a família mora lá no Bananal, onde ocorreu uma festa das mães. Essa pessoa, quando procurou ele [prefeito] para falar de um emprego e uma máquina, equipamento que tenho requerimento para fazer um açude, já que é muito seco lá na região do pai dela, a resposta do prefeito foi que ela procurasse outro vereador e depois disso ele poderia mandar alguma máquina. E que por isso a região era parada, pois estavam me apoiando e eu só vivo batendo nele nas redes sociais”, destacou o presidente, que afirmou logo em seguida que não precisa usar redes sociais para tais críticas, já que ele teria a tribuna da Casa de Leis para fazer isso.

“Não atender os meus pedidos de emprego tudo bem, mas agora negar as máquinas que são do poder público, que é do povo? Prefeito, quero dizer ao senhor que é prerrogativa minha fazer os requerimentos e vossa excelência tem a obrigatoriedade de atender. Você não é dono de prefeitura e nem das máquinas da prefeitura. Quero dizer ao senhor que meus requerimentos serão feitos e, quando não atendidos, tendo em vista que outros para a mesma região foram atendidos, usarei das minhas prerrogativas para fazer valer os meus direitos. O senhor quis ludibriar e mentir novamente para esse povo lá, para essa moça, que não pediu segredo sobre os áudios, mas não serei indelicado de falar aqui agora, mas está aí o modo que o prefeito quer trabalhar. Então, quero registrar em ata que o prefeito disse para essa moradora que não mandaria máquinas para a região do Bananal se isso for solicitação do vereador Breno. Irei fazer valer das minhas prerrogativas para que seja cumprido o direito dos munícipes”, disse o vereador.

Defesa
Na ausência do líder do governo na Casa de Leis, vereador Marquim Catabriga (DEM), a parlamentar Lili Benício (PDT) saiu na defesa da gestão do prefeito. “Eu não poderia deixar de fazer uma colocação aqui, após a fala de vossa excelência [Breno Alves]. De maneira algum irei menosprezar o que foi dito, até porque temos respeito, carinho e admiração entre os pares desta Casa de Leis. O presidente tem exercido um nobre trabalho com muita transparência e seriedade. Mas todo município tem suas dificuldades. Precisamos também pontuar as coisa boas e lembrar que não são apenas momentos ruins. Não podemos botar uma venda nos olhos e falar que não tem trabalho sendo feito. Tem sim. Cada gestor tem sua peculiaridades. Temos que ser sinceros e reconhecer que o cara [prefeito] tem trabalhado”, ressaltou a vereadora.

A fala da vereadora gerou reação do parlamentar Jader Mariano (PDT), que questionou Lili Benício sobre quais as obras que o prefeito teria feito, em um ano e sete meses, do início ao fim. “Me mostra uma obra que ele fez do início ao fim com recursos que ele conseguiu? A gestão tem acertos? Tem. Só que tem muitos erros também. Sou da oposição e estou aqui para fazer meu trabalho”, pontuou o vereador. Lili Benício disse então que traria ao vereador uma relação das obras da prefeitura.

Sem retorno
O prefeito Joaquim Pinheiro (PP) foi procurado para comentar a declaração do presidente da Câmara, porém mais uma vez não respondeu à reportagem do Portal CNN. O espaço segue aberto caso queira se manifestar.

Demandas
Ainda durante a sessão ordinária, os parlamentares falaram sobre o aumento no número de casos de Covid-19 e a preocupação com a chegada da temporada de praia, que pode elevar os números, já que o evento contará com grandes shows nacionais. Os vereadores também discutiram sobre a estrutura da temporada de praia e a indefinição de onde ela será montada, pois segundo eles, a prefeitura ainda não definiu isso e a população precisa ter essa informação o mais rápido possível.

Leia também:

Semana é marcada por embate entre Legislativo e Executivo em Pedro Afonso
 

VEJA TAMBÉM: