Da Redação
Após os professores da rede básica de ensino de Pedro Afonso anunciarem no início do mês de maio que o prefeito Joaquim Pinheiro (PP) não teria honrado um acordo com a classe sobre a correção de 33,24% do piso salarial para os profissionais do magistério público da Educação Básica para 2022, conforme a portaria publicada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), em fevereiro deste ano, a gestão municipal anunciou que numa reunião dia 17 de maio, foi feito um compromisso para o pagamento do direito aos servidores, além de data-base aos profissionais de carreira, conforme o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).
“A equiparação salarial está garantida para os que recebiam menos que o valor estabelecido pelo piso nacional que foi anunciado pelo Governo Federal, com o percentual de 33,24%”, disse a secretária municipal de Educação Lucimaria Ribeiro, em reportagem publicada no site da Prefeitura de Pedro Afonso.
Na mesma matéria, o prefeito Joaquim Pinheiro afirmou que mesmo diante de todas as dificuldades financeiras enfrentadas pelo governo, não foram medidos esforços para firmar conquistas importantes para os profissionais de educação. “O que causa um impacto positivo, tanto em gerar satisfação aos servidores, quanto impulsiona a economia local, além de dar dignidade ao trabalho de quem faz parte da educação municipal”, disse o gestor, que não participou da reunião e foi representado pelo vice-prefeito Meneses (PDT).
Nem Jesus…
Para Núcya Tavares Queiroz, que é a representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet) em Pedro Afonso, o resultado do acordo é positivo, mesmo não agradando a todos. “Como sempre, nem Jesus Cristo agradou todo mundo, mas a avaliação da maioria dos professores, e a minha, é que tivemos um avanço. Consideramos o resultado positivo”, destacou.
Data-base
De acordo com o executivo municipal, além da equiparação salarial e piso do magistério, a gestão também irá cumprir com o pagamento da data-base (2022), ainda na folha do mês de maio, para os profissionais de carreira da Educação.