Um dos países com maior potencial para geração de energia solar do mundo, o Brasil chegou a marca de 1 milhão de sistemas instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, somando mais de 10,6 gigawatts (GW) em potência, conforme mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Os dados são de maio deste ano.
No Tocantins, os números também são promissores. Em 2022, a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia liberou mais de R$ 29 milhões em financiamento para instalação de energia solar, beneficiando mais de 440 associados.
Segundo Axel Matheus Soethe, Assessor de Negócios Agro, durante a Agrotins 2022, que aconteceu no último mês, foram feitas 47 novas propostas relacionadas a financiamentos de energia solar, totalizando R$10.504.465,61 em recursos liberados que já estão em processo de contração.
"A atuação do Sicredi durante a Feira foi super positiva. Merece destaque os negócios fechados em relação à energia solar. Oferecemos taxas interessantes e condições facilitadas para aprovação do crédito. Para o associado, o Sicredi oferece linhas com encargos justos e uma parceria de verdade. Assim, fazemos a diferença na vida financeira de muitas pessoas, que graças a essa ajuda conseguem seus sonhos do papel. Isso sem contar que todos os recursos gerados são reinvestidos na região e ajudam a comunidade a crescer junto", pontua.
Chamada de fotovoltaica, a Energia Solar é uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável, que depende exclusivamente dos raios solares para alimentar casas, estabelecimentos e empresas com eletricidade - de forma sustentável e, principalmente, econômica. No Sicredi, o valor financiado para quem quer ter o sistema é creditado diretamente na conta do fornecedor. O associado escolhe a forma de parcelamento, com débitos diretos em conta corrente, taxas acessíveis e prazo de até 120 meses para pagar.
De acordo com Luiz Leão, consultor de eficiência energética da BGC Energia Solar , empresa que atua no segmento desde 2018, o crescimento na instalação de sistemas fotovoltaicos instalados no Tocantins entre os 2018 e 2019 foi de 240% a mais de capacidade instalada em relação ao ano de 2017 e 2018.
"O Brasil está situado em uma posição favorável porque possui regiões com incidência mais vertical dos raios solares do que outros países do mundo e essa posição favorece a irradiação em quase todo o território nacional. Isso faz com que a gente tenha um potencial gigantesco de geração de energia fotovoltaica. Outro benefício da energia solar é que no Tocantins, pagamos umas das tarifas de energia elétrica mais caras do país".
Pelas estimativas da Absolar, 2022 poderá ser o melhor ano da energia solar já registrado desde 2012. No Tocantins, os dados da previsão da potência instalada residencial e comercial para os próximos anos também mostram o crescimento deste negócio. Para este ano a previsão de geração é de 1.528 MW (residencial e comercial); em 2023, é de 2.248 MW (residencial e comercial); e em 2024, 3.208 MW (residencial e comercial), segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).