No dia 27 de junho, uma equipe do 3º Batalhão da Polícia Militar que executava serviço extraordinário prendeu dois homens, um de 27 e outros de 60 anos, em flagrante, no setor Planalto, em Itapirarins, por porte de drogas para uso pessoal, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Durante patrulhamento, os militares avistara um conhecido usuário de entorpecentes deixando uma residência, que já tinha sido denunciada por populares, em outras ocasiões, como suspeita de ser uma “boca de fumo”.
Na abordagem ao suspeito, os policiais encontraram duas pequenas porções de substância análoga a maconha. Ao ser questionado onde tinha comprado a droga, o homem afirmou ter sido na residência que tinha acabado de sair. A guarnição então deslocou-se ao local e ao questionar o homem que estava na casa, ele teria confessado que tinha uma pequena quantidade no imóvel.
Durante as buscas, o suspeito ainda relatou ter uma arma de fogo calibre 22, do tipo artesanal, embaixo do colchão. Ele alegou que a revólver seria para sua defesa. Além disso, ele declarou possuir duas trouxinhas de maconha e seria apenas um usuário do entorpecente. Porém, quando apontou o local da droga, os militares avistaram uma mochila aberta e com diversas porções visíveis.
No interior da mochila foram encontradas 107 unidades embaladas e prontas para venda, além de uma porção em forma de barra, o que totalizou aproximadamente 530 gramas de substância análoga a maconha. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e os dois homens encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Pedro Afonso para as providências cabíveis
Durante a busca no sistema, foi observado que o homem de 27 anos também tinha um mandado de prisão em aberto por assalto a mão armada.