A atuação rápida de um militar que estava de folga evitou que algo de mais grave ocorresse na noite de 20 de maio, em um estabelecimento lotado de pessoas, no centro de Pedro Afonso, na região centro-norte do Tocantins.
O capitão Calistenes Marcelo Reis de Abreu, lotado no 3º BPM, estava com amigos quando ouviu dois disparos seguidos de arma de fogo. Prontamente, o oficial identificou e deteve o suspeito. Em seguida acionou uma das equipes de plantão da PM que foi ao local e o prendeu por porte ilegal de arma de fogo.
Ao apresentar o autor dos disparos, na Central de Flagrantes da Polícia Civil de Pedro Afonso, foi constatado que existia uma mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça em seu desfavor relacionado ao seu envolvimento num homicídio cometido no municípios de Brejinho de Nazaré.
Antes de disparar os tiros usando um revólver artesanal calibre 22 al, o autor também agrediu um rapaz de 21 anos com coronhadas na cabeça, dentro do banheiro da conveniência.
Durante a ocorrência ainda foi presa uma mulher de 27 anos, namorada do indivíduo que efetuou os disparos, por ter atingido com um golpe de faca um dos braços da companheira da vítima das coronhadas. Ela também foi levada para a Central de Flagrantes para os procedimentos legais.
Ao elogiar a atuação do capitão Calistenes e da equipe responsável por atender a ocorrência, o comandante do 3º BPM, Dinermando da Costa Tirello, destacou que todo policial militar, mesmo estando de folga, sempre está vigilante para interceder em situações que envolvam crimes e necessitem a presença da lei.