Política

TROCA DE FARPAS

Semana é marcada por embate entre Legislativo e Executivo em Pedro Afonso

04/06/2022 11h20 - Atualizado em 08/06/2022 17h02

Gabriel Dias

O clima entre o poder Executivo de Pedro Afonso e a Câmara Municipal da cidade esquentou desde o discurso do prefeito Joaquim Pinheiro (PP) na 8ª Festa do Trabalhador, no último dia 26 de maio, e O não recebimento de um veículo modelo Palio Weekend, ano 2013, por parte da gestão, que teria sido cedido pela Casa Leis, para ser usado no posto de saúde da comunidade Agrovila Bom Tempo.

Em relação ao discurso do prefeito no evento festivo, no qual teria direcionado críticas aos vereadores, a Câmara chegou a emitir uma nota de repúdio. “No último dia 26 de maio de 2022, excelentíssimo senhor prefeito Joaquim Martins Pinheiro Filho, em discurso no evento denominado ‘Festa do Trabalho’, em se tratando das falas do gestor em momentos importunos e descabidos e levando a população a algo que não condiz com a atualidade, vez o senhor presidente e os senhores vereadores trabalham em prol da população e vão sim ser contra toda e qualquer questão que não vá o encontro dos anseios da população pagadora de impostos. Ao afirmar que os ‘vereadores estão apenas atrapalhando e não estão contribuindo em nada com a gestão’, citando diretamente o nome do presidente desta Casa de Leis, Breno Alves, no entanto atingindo todo Poder Legislativo e seus representantes, principalmente”, justifica a nota de desaprovação ao prefeito.

O assunto foi levado para a sessão da Câmara no dia 31 de maio e os vereadores, entre eles, alguns da base do prefeito comentaram a fala do gestor. Lili Benício (PDT) chegou a dizer que ficou bastante chateada com a fala do gestor, mas considerou que em alguns momentos as pessoas chegam a dizer coisas levadas por suas chateações e que já teria conversado com o prefeito sobre o tema.

O parlamentar Girlaysson Lacerda disse que não estava presente no evento e até então teria ficado triste com o que ouviu sobre a discurso do prefeito. “A gente fica muito triste, pois somos sete vereadores da base, não é só um. O nobre prefeito mencionou apenas um vereador, mas e os outros não estão agindo em nada? Acho que foi muito infeliz a fala do nosso prefeito e companheiro Joaquim por citar um único vereador e dizer que os outros estão atrapalhando. Eu não estou atrapalhando ninguém. Estou aqui para trabalhar e estou a favor do povo”, comentou.

Já o vereador João do Povo (Cidadania) considerou a fala do prefeito inadequada, já que ele conta com uma base de sete parlamentares que têm atuado apoiado o gestor municipal. O parlamentar ainda pontuou que em embates entre os poderes, a população é que saí perdendo. O vereador Jailson Boca Preta (SD) usou seu tempo de fala para defender o prefeito e dizer que tinha certeza que o gestor chamaria cada um dos vereadores para uma conversa esclarecedora.

Líder do governo
Para Marquim Catabriga (DEM), líder do governo na Casa de Leis, a fala do gestor não foi entendida como deveria ser. “Acredito que ficou distorcido o que o prefeito disse aquele dia. Tenho certeza que o prefeito olha com carinho para todos os vereadores. Na conversa que tivemos, eu disse que ele poderia ter se posicionado de forma incorreta naquele dia. Falei que era fundamental conversar com cada um dos vereadores para que as coisas voltem a ficar bem e todos possam trabalhar em harmonia” disse o vereador em parte de sua fala.

Sobre a nota de repúdio em nome da Câmara, o líder do governo na Casa de Leis afirmou diretamente ao Portal CNN que os colegas têm liberdade de se posicionarem e que o mais importante era que o trabalho em prol do povo não seja prejudicado.

Oposição
Para Jader Mariano (PDT), um dos dois parlamentares da oposição, o prefeito falar sobre sua insatisfação com os vereadores durante uma festa não é a forma correta de buscar diálogo. “Ali era um momento de festividade e o prefeito, como todo respeito, tem que se colocar no seu devido lugar de gestor. A fala foi equivocada, pois era um momento de agradecer o anfitrião da festa, que movimentou a economia da cidade, agradecer a população que compareceu ao evento e não falar em insatisfação com vereadores, pois aqui cada um trabalha em prol do nosso município. Eu não posso me acovardar e não falar que ele deveria estar aqui essa noite para um pedido de desculpa”, comentou o vereador, que ainda pediu ao líder do governo mais coesão para que Executivo e legislativo trabalhem de forma harmônica.
O presidente da Câmara de Pedro Afonso, Breno Alves (PDT), abriu seu discurso durante a sessão, defendendo o diálogo e as posições distintas que cada um dos parlamentares pode ter. Em seguida o vereador falou sobre a nota de repúdio. “A nota de minha autoria e com concordância dos colegas que estavam lá presente é mais que necessária pela falta de respeito deste prefeito, que em vez de aplaudir a festa, ele vem falar de quem faz oposição. Em uma noite falou de mim e, como não bastasse, na outra noite falou dos vereadores de forma geral como se tivéssemos atrapalhando a gestão. Não acho que a fala foi distorcida. Será se os cinco vereadores que estavam lá entenderam de forma errada? Tenho certeza que não”, ressaltou.

O prefeito Joaquim Pinheiro foi procurado pela reportagem do Portal CNN para que pudesse falar sua posição, mas até o momento não retornou. O espaço segue aberto.

Cessão de veículo
Tema de outra discussão entre o presidente da Câmara e o prefeito Joaquim Pinheiro, a doação de um carro para ser usado pela gestão no posto de saúde da Agrovila, também esteve presente na fala do vereador Breno Alves. “O prefeito afirma que não foi oficiado da entrega do veículo. Balela e conversa. Essa votação aconteceu em março, este carro está para ser entregue tem dois meses. Inclusive, a informação que tive era que já estavam à procura de um motorista para o carro ficar no posto de saúde. Em relação a esse assunto algumas pessoas querem dizer que sou mentiroso, mas tenho isso documentado”, pontuou o presidente, que durante a sessão, carregava documentos que dizia ser sobre a votação da cessão do carro e os ofícios que tinham sido entregues na Secretaria Municipal de Saúde para a marcação das datas para entrega do veículo.

Ainda durante a sessão do último dia 31 de maio, a secretária de Saúde, Kelma de Sousa França, foi convidada a fazer uso da palavra. A chefe da paste disse que a comunicação não tinha sido clara entre a partes e que algumas questões como a do motorista realmente precisam passar pelo prefeito, mas que não houve maldade da parte do gestor, apenas falha na comunicação.

A secretária disse também que a gestão vai sim receber o carro, mas vai organizar alguns pontos primeiro, entre eles a questão do motorista, antes de marcar a data do recebimento.

Caso
O prefeito de Pedro Afonso e a secretária de Saúde do município se manifestaram, na última terça-feira, 31, após um áudio, vinculado ao presidente da Câmara Municipal, circular nas redes sociais, com críticas ao gestor municipal, afirmando que ele não receberia um veículo modelo Palio Weekend, ano 2013, por parte da gestão, que teria sido cedido pela Casa Leis, para ser usado no posto de saúde da comunidade Agrovila Bom Tempo.

Segundo a gravação, que o vereador confirmou ser de sua autoria, o carro não seria entregue por conta da não autorização da secretária para recebimento.

Em sua defesa, o prefeito disse, em um primeiro momento, que não teria sido oficiado via gabinete sobre a entrega do carro e acusou o vereador de criar situações. Joaquim Pinheiro ainda disse que para receber o carro e destinar à Agrovila Bom Ttempo, era preciso saber se o veículo aguentaria a estrada e se teria um motorista para conduzi-lo.

Logo depois, o prefeito confirmou que iria receber o veículo, mas só depois dos ajustes acertados.

Entrevista
A relação entre Legislativo e Executivo em Pedro Afonso também foi tema de entrevista no Programa Fred Alves, apresentado nesta sexta-feira, 3, na Rádio Vale FM-87,5, quando os vereadores Breno Alves e Marquin Catabriga foram entrevistados pelos apresentadores Fred Alves e Edson Kazama. Clique aque e assista

Leia também

Após críticas de Breno Alves, prefeito de Pedro Afonso e secretária de Saúde se manifestam sobre doação de carro para posto de saúde da Agrovila
 

VEJA TAMBÉM: