Gabriel Dias
O prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, deixou o Partido Democrático Trabalhista (PDT), sigla pela qual foi eleito em 2020, e filiou-se ao Progressista (PP), partido que no Tocantins é comandado pela senadora Kátia Abreu (PP).
O gestor garante que não estava insatisfeito no antigo partido, que tem como vice-presidente Jairo Mariano (PDT), ex-prefeito de Pedro Afonso e atual secretário de Infraestrutura do governo de Wanderlei Barbosa (Republicanos). Segundo Pinheiro, a decisão de mudar de sigla foi graças a representatividade do PP e a destinação de recursos que isso pode gerar ao município.
“Em relação ao antigo [partido] não estava insatisfeito, só gratidão. A decisão foi tomada levando em conta questões de destinação de recursos federais ao nosso município. Devido a vínculo com a bancada federal, ministros e presidente da câmara federal. Principalmente senadores e deputados federais representantes do nosso município”, comentou.
Filiação
Quem também embarcou no PP nos últimos dias foi o deputado federal Vicentinho Júnior. O parlamentar deixou o PL e agora faz parte do sigla que tem caciques como o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Prefeitos
De acordo com o diretório do PP no Tocantins, nos últimos dias, além de Joaquim Pinheiro, outros gestores municipais se filiaram ao partido, entre eles os prefeitos Alessandro Borges (Muricilândia), Max Barbosa (Araguanã), Joctã (Colmeia), Rennan Cerqueira (Porto Alegre) e Thiago Tapajós(Pindorama). Atualmente, a sigla conta com 34 prefeitos em todo o estado.