Cidades

OPINIÃO

Desenvolvimento regional e o papel da educação superior

13/03/2022 10h22 - Atualizado em 31/03/2022 18h04

Ricardo Neves
Pedroafonsino e Administrador de empresas


Este artigo é um convite a uma reflexão para Pedro Afonso e região. Um convite a analisar de forma crítica, objetiva e econômica, a importância de um campus universitário, seja ele estadual ou federal, em nossa cidade e o impacto que isso provocaria na estrutura do município. É verdade, temos uma instituição que oferece um curso superior, apenas um, mas temos, porém por que a insistência em um campus universitário onde possamos degustar de vários cursos superiores? Por que isso é importante do ponto de vista econômico e financeiro? Bom, veremos!

O processo e o papel que as universidades exercem é comprovado, vejamos vários exemplos aqui no estado, onde cidades com forte apelo educacional para o ensino superior destacam-se pela sua força tanto na parte econômica, quanto na sua capacidade de atrair investimentos para sua população. Mas por que isso acontece? O fato é que os campus universitários têm demonstrado sua grande importância no processo de desenvolvimento regional, tendo a missão, não somente de gerar conhecimentos através da sua rede de pesquisas, docentes e outros, mas também como desencadear mudanças profundas e duradoras na área econômica e também na parte social efetiva, na medida que as universidade contribui para formar capital humano, capaz de propiciar a geração e o desenvolvimento socioeconômico.

De forma sucinta, o papel da universidade em Pedro Afonso permitiria a cidade aumentar sua influência regional. Isso se refletiria basicamente no eixo econômico, no comércio, transporte, habitação, serviços, na geração de empregos. Tudo isso iria fomentar a economia local.

A falta de um polo universitário deixa Pedro Afonso, que já foi considerado berço de grandes intelectuais desse Estado, convivento apenas com suas memórias no passado. Para que isso mude e possamos olhar para o futuro e deslumbrar um campus universitário à altura da importância que a cidade mereça, será necessário uma grande reflexão do impacto que a introdução do polo universitário e seu entorno será capaz de fornecer a sociedade quanto âs vantagens econômicas, sociais, financeiras e estratégicas ao município.

Pedro Afonso tem um futuro promissor em relação a sua capacidade de atrair investimentos. Temos duas importantes rodovias, a BR 235 e a TO 010, que juntas e concluídas serão grandes referências em logística para o Estado e para o agronegócio brasileiro, mas precisamos avançar no campo educacional e isso se dará com incremento de investimentos públicos na área, que irão contribuir muito para o desenvolvimento das regiões onde estão inseridas, transformando Pedro Afonso em um polo econômico e educacional de alto nível dentro do Tocantins.





 

VEJA TAMBÉM: