Cidades

#SAICOVID

Pedro Afonso inicia março com baixa considerável no número de casos de Covid-19

04/03/2022 18h55 - Atualizado em 04/03/2022 19h21
Pedro Afonso inicia março com baixa considerável no número de casos de Covid-19
Foto ilustrativa

Gabriel Dias

A cidade de Pedro Afonso, que durante o mês de janeiro de 2022, registrou 490 casos de Covid-19 e teve uma média diária de 15,8 pessoas infectadas com a doença, atravessa um momento de baixa no número de casos desde o início de fevereiro.

Desde o dia 6 do mês passado, o número de casos positivos registrados em um dia não ultrapassa a casa dos cinco. De lá até o último boletim divulgado pela Prefeitura de Pedro Afonso, que é de 3 de março, são oito dias que nenhum caso foi registrado. A média de casos em fevereiro foi de 4,17 por dia, com um total de 117 pessoas infectadas no período de 28 dias.

Um cenário totalmente diferente do que aconteceu em janeiro, quando a cidade chegou a registrar, em apenas um dia, 51 casos, e viveu um pico 209 pessoas infectadas ao mesmo tempo.

Óbitos
Em relação ao número de mortes ligado à doença, a cidade registra 31 óbitos, de acordo com os dados da prefeitura. Esse número segue sem alteração desde o boletim epidemiológico do dia 3 de novembro de 2021.

Vacinação
Na cidade já foram aplicadas 20.378 doses da vacina contra o coronavírus. 

Atenção

Mesmo com o cenário de queda e os primeiros dias do mês de março não registrarem novos casos da doença, os número podem sofrer algum tipo de alteração devido ao feriado de Carnaval, assim como ocorreu em outras situações. Em janeiro de 2022, os casos da doença aumentaram de forma substancial na cidade e uma das razões para o crescimento, segundo disse na época a secretária municipal de Saúde, Kelma de Souza França, pode ter sido as festas de dezembro 2021.

“O aumento do número de sintomáticos teve início na última semana de dezembro. Acredito que pode ter relação com as festividades comuns da época. Muitas pessoas entrando e saindo da cidade e isso pode ter feito o vírus circular mais rápido”, disse a chefa da pasta na época.

A gestora foi questionada pela reportagem do Portal CNN se espera que o números sofram alguma alteração nos próximos dias devido ao feriado de Carnaval, mas não retornou até o fechamento desta reportagem. O espaço segue aberto e caso haja uma resposta, a matéria será atualizada.

 

VEJA TAMBÉM: