Política

AUDIÊNCIA

Demandas do Movimento Pró-BR-010 serão discutidas com ministro da Infraestrutura

05/05/2022 07h39 - Atualizado em 18/05/2022 17h30

Representantes do Movimento Pró-BR-010 reuniram-se no dia 4 de maio, com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Durante o encontro, realizado no gabinete do governador e após ouvir demandas do movimento, Barbosa solicitou ao deputado federal Carlos Gaguim (UB) a mediação para uma audiência com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que deve ocorrer na próxima semana.

Na ocasião, representantes do Movimento solicitaram ao chefe do Executivo estadual empenho junto à bancada tocantinense e ao governo federal agilidade no cumprimento dos requisitos para a conclusão do processo de federalização dos trechos da TO-020 e TO-050, bem como pela construção de trechos da BR-010, no Estado neste ano.

Em documento entregue a Wanderlei Barbosa, o grupo solicitou a medição do governador junto ao Ministério da Infraestrutura, para que o órgão destine cerca de R$ 10 milhões ao DNIT para a contratação e elaboração dos projetos executivos da BR-010.

Federalização
Além de representantes do Pró-BR-010, participaram da reunião empresários e líderes políticos que lutam por melhorias da TO-020 (Palmas-Aparecida do Rio Negro), já em processo de federalização. Também presente no encontro, o presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Márcio Pinheiro, garantiu que a licitação para melhorias do trecho da TO-020 de Palmas a Aparecida do Rio e da TO-050, de Porto Nacional a Silvanópolis, estava acontecendo nesta quarta-feira e que após a recuperação, os referidos trechos serão repassados ao governo federal.

Um dos coordenadores do Movimento, o servidor público Elpídio Lopes, considerou positivas as garantias do governo quanto às as solicitações, e assegurou que o movimento está articulado e não vai “arredar pé” enquanto as conquistas não aconteceram.

A rodovia
Para empresários, prefeitos, vereadores e lideranças políticas que integram o Movimento, da BR-010 (paralisada em 2008) é uma obra importante, necessária e urgente para o desenvolvimento do Tocantins, sobretudo para a margem direita do Estado. Uma rodovia realmente imprescindível para as centenas de produtores rurais, empresários, atendimento à saúde, para o turismo e outros segmentos.

Pelo movimento participaram entre outros membros ainda o Prefeito de Rio Sono Itair Martins; refeito de Santa Maria do Tocantins, Itamar Barrachini; prefeito de Aparecida do Rio Negro, Suzano Lino Marques; vereadores dos três municípios já mencionados; o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros no Estado do Tocantins José Aparecido,; nvestidores de Rio Sono e Aparecida, bem como os produtores James Possapp, Cristiano Reis, o médico Henrique Furtado, Cassiano Oliveira, além do coordenador da movimento Iris Nunes, dentre outros componentes. Também estava no evento o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), o prefeito de Talismã, Diogo Borges.

Leita também: 

População clama pela conclusão da BR-010 no Tocantins












VEJA TAMBÉM: