Gabriel Dias
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou no dia 22 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o edital RDC (Regime Diferencial de Contratação) Nº 081/2022-00 para contratação da empresa especializada para a Elaboração de Estudos e Projetos Básico e Executivo de Engenharia visando a execução das obras de implantação, pavimentação, adequação de capacidade com melhoria da segurança e eliminação de segmentos críticos da BR-235, no trecho entre os estado do Tocantins e Maranhão, com extensão total de 318,10 km, o que inclui o trecho entre Pedro Afonso (TO) e Alto Parnaíba (MA).
De acordo com o documento, o regime de execução contratual será o de empreitada por preço global, ou seja quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total. O critério de julgamento será o por menor preço e o modo de disputa será aberto. O documento diz ainda que o valor total estimado da licitação é de: R$ 15.500.136,54 e o orçamento referencial foi elaborado de acordo com a nova tabela de preços de consultoria do DNIT, data-base de julho/2021, bem como a tabela referencial de projeto do DAER-RS, data-base de maio/2019. A abertura das propostas será no dia 12 de abril, a partir das 15 horas.
A licitação é subdivida em três lotes (A, B e C). São os trechos que somam os 318,10 km. Cada um dos lotes tem um preço estimado. Confira o edital completo aqui. Após a definição das empresas vencedoras da licitação, começam a definir in loco, respeitando o Estudo de Viabilidade Econômica, Técnica e Ambiental, o traçado da BR-235 para o início das obras.
BR-235
A BR-235 conta com quase 1.800 km de extensão entre as cidades de Aracaju (SE) e Campos de Prova Brigadeiro Velloso, em Novo Progresso (PA). A rodovia atravessa os estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará e Tocantins. Em solo tocantinense a rodovia transversal passa pelo território dos municípios de Araguacema, Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Colméia, Tabocão, Goianorte, Guaraí, Lizarda, Pedro Afonso, Santa Maria do Tocantins e Tupirama.