Fred Alves
As cinco instituições (quatro escolas e uma creche) da rede municipal de ensino de Pedro Afonso retornaram as aulas no sistema presencial nesta segunda-feira, 14. Essa modalidade de ensino havia sido suspensa em agosto de 2020 como forma de prevenção à Covid-19. Em agosto do mesmo ano, foi adotado o ensino remoto. Já em setembro de 2021, a Secretaria Municipal de Educação implantou o sistema semipresencial que vigou até o último mês de dezembro.
A secretária municipal de Educação, Lucimária Ribeiro, afirmou que para o retorno das aulas presenciais foram adotadas várias medidas para prevenir a contaminação de alunos e profissionais da educação pela Covid-19, tais como: higienização das mãos, entrega de squeeze (garrafinha plástica) para cada criança, uso de máscara (com exceção das crianças menores de 2 anos), limpeza frequente dos móveis e ambiente escolar, aferição de temperatura na entrada da unidade de ensino, utilização de tapetes sanitizantes, e colocação de dispensadores de álcool em gel nas salas de aula e demais ambientes da escola.
“Estamos retornando com muito cuidado, seguindo as orientações da OMS [Organização Mundial de Saúde) no que diz respeito a prevenção à Covid-19. Agradecemos a confiança de todos os pais que nos confiaram seu bem mais precioso, trabalharemos sempre com o objetivo de ofertarmos uma educação de qualidade às nossas crianças”, disse Lucimária Ribeiro.
Em 2022, a rede municipal de ensino de Pedro Afonso tem 1.580 estudantes matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental Séries Iniciais nas Escolas Municipais Boa Esperança (Vila Mata Verde), Jandevam, José Combas Alameda e Sousa Aguiar, e no Centro Municipal de Educação Infantil Mãe Helena. Um total de 176 profissionais, das áreas pedagógica e administrativa, atuam nas unidade educacionais.