Com a entrada das máquinas nas lavouras, a colheita da soja cultivada na Safra 2021/2022 começou e os números já surpreendem. Os dados anunciados pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), nesta semana, mostram mais um momento histórico relacionado ao recebimento de grãos de soja em seu armazém no município de Pedro Afonso. Em janeiro do ano passado, foram recebidas 534 toneladas de soja. Nesse mesmo período em 2022, o número chegou a 10.497 toneladas, o que representa um crescimento de mais de 1.800%.
Outro dado importante é que em janeiro de 2021 apenas um cooperado entregou cargas e já neste ano foram 26.
Para o gerente Comercial Grãos da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, o número recorde neste início de ano ocorre graças a uma combinação de fatores: o clima, que permitiu o plantio mais cedo, e ao aumento das variedades de soja super precoces.
“O que justifica a antecipação da colheita foi o clima muito favorável em outubro de 2021, com muitas chuvas boas e a umidade do solo favorável para o produtor iniciar o plantio. Além da ajuda do clima, o aumento das variedades de soja super precoce acabou por ocasionar esse destaque de recepção de grãos nesse início de ano. Um volume expressivo e bem acima do que a gente estava recebendo nos anos anteriores”, explicou o gerente.
Nelzivan também falou sobre a qualidade dos grãos e o pico da colheita. “É uma soja de boa qualidade, pesada e praticamente 90% do recebimento já foi despachado. Referente ao pico, diferentemente dos anos anteriores que ele começava a partir da segunda quinzena de fevereiro e durava por todo mês de março, agora teremos o pico durante todo o mês de fevereiro e vai até ali o dia 15 de março”, disse o gerente, que também comentou que, de acordo com as previsões, a colheita da safra de soja deve ser encerrada em abril.
Aumento da capacidade
Com o aumento da demanda, a Coapa trabalha para aumentar sua capacidade de recebimento em seu armazém. Já está em fase final as obras de revitalização e ampliação do local, que vão aumentar a capacidade de recepção para 480 toneladas/hora, entre outras melhorias.
Números
Conforme levantamento, na Safra 2021/2022, 179 agricultores associados da Coapa, de 120 grupos familiares, plantaram uma área de soja estimada em 70 mil hectares e preveem semear 35 mil hectares de milho. A meta da Coapa é receber 150 mil toneladas de soja e 100 mil toneladas de milho.
Safrinha
Com a colheita da soja antecipada, muitos produtores já começaram iniciaram e outros preparam o plantio de milho safrinha e a previsão de colheita, segundo Nelzivan Carvalho, é que ocorra por volta da segunda quinzena de maio.