Com sua construção paralisada há mais de dez anos, a BR-010 é motivo de cobranças da população de diversos municípios em favor da continuidade dessa obra federal no Estado do Tocantins. Nesse sentido, o Movimento Pró-BR-010 mostra a dimensão da importância desta rodovia, de 1.959 KM, que vai de Brasília a Belém, interligando, no Tocantins, Paranã (sul) a Goiatins (norte), por meio de 700 KM de asfalto.
Na visão das lideranças do Movimento Pró-BR-010, a via poderá tirar do atraso comunidades ainda isoladas, e promoverá o desenvolvimento do agronegócio, do turismo e cultura regional, entre outros benefícios.
Com importância nacional, a estrada é de extrema relevância para o desenvolvimento dos estados por onde passa – Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará – com influência direta no desenvolvimento das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.
Devido a tal relevância, os integrantes do Movimento Pró-BR-010 são taxativos em dizer que a conclusão da rodovia é urgente; por isso consideram inadmissível a demora da sua finalização. “Diante da necessidade de desenvolver a região, é inaceitável a não implementação desta obra tão significativa para o Tocantins e para o país. Ela dará apoio para quem já investe e para aqueles que sonham em investir no Estado”, aponta Elpídio Lopes, um dos coordenadores do Movimento.
Componentes do grupo afirmam não entender a razão de muitos representantes políticos não abraçarem a causa deste empreendimento tão importante para o Estado, contudo reconhecem a colaboração de alguns agentes públicos em determinados movimentos da luta. “Se houvesse o esforço de todos, talvez a obra já seria realidade”, garante alguns agentes.
A atual conjuntura física da BR-010 no Estado do Tocantins apresenta trechos pavimentados, mas separados uns dos outros. Conta com partes precárias, segmentos de cascalhos e outros sem nenhum serviço original.
Apesar de possuir trechos bem conservados, principalmente nos segmentos asfaltados, a precariedade de diversos pontos provoca diariamente diversos transtornos, prejuízos econômicos, desastres, com sequelas físicas e mortes, como o que correu recentemente com um seminarista que foi a óbito devido a um acidente na região de Goiatins.
As ligações da BR entre Silvanópolis a Porto Nacional (T0-050) e de Palmas a Aparecida do Rio Negro (TO-020) são partes bem danificados e esperam a federalização para deixar a condição de estrada estadual e se incorporarem à BR-010, procedimento que deverá trazer melhorias.
Já o segmento da BR-010, que vai de Aparecida do Rio Negro a Goiatins, com grande maioria em cascalho e ladeiras quase intransponíveis, dificulta o transporte de passageiros, insumos e grãos produzidos na região. São assustadoras as ocorrências de caminhões com tais produtos tombados ou encalhados na região.
Opiniões de investidores
Edvardes Pinheiro Coelho, proprietário do único posto de combustíveis do povoado Brejo Fundo, em Rio Sono, afirma que a falta da BR-010 é sempre uma barreira para o seu negócio. “O pessoal que me fornece o combustível não tem entregado a carga completa, em função da estrada que está em mau estado”, reclama, e solicita às autoridades a construção de melhores acessos, “para o povo poder trabalhar e alcançar o progresso há tanto tempo esperado”, finaliza.
Para o agricultor também de Rio Sono, Antônio Luiz Ferreira Lopes, da Associação de Pequenos Produtores Maria Alice, além de facilitar o escoamento da produção de várias regiões, a BR-010 vai evidenciar a necessidade de melhorias das estradas vicinais do seu entorno, o que resultará em qualidade de vida para toda a região.
Antônio Luiz assegura que a conclusão da BR facilitará a aquisição de insumos, o barateamento e o aumento da qualidade de alimentos destinados à população do campo e da cidade. “A conclusão da BR-010 facilitaria muito a produção e a comercialização dos produtos dos agricultores familiares, garantindo a venda para outros mercados e fortalecendo o comércio local”, assegura o pequeno agricultor.
Por sua vez o produtor Edmar de Souza Pires, da cidade de Itacajá, afirma que enorme é a dificuldade para transportar o que produzem. “É grande o sofrimento de quem usa a BR-010 nessa região. A dificuldade acontece até para se chegar na vizinha Santa Maria e no povoado Morro Grande. É preciso dar um basta nisso, por isso pedimos urgentemente que se dê início a esta obra”, cobra Edmar.
Já James Possapp, agricultor de Rio Sono, conta que nas circunstâncias atuais, devido às más condições das estradas e a estragos de caminhões e tratores que ali trafegam, os custos para a produção têm crescido exponencialmente. Possapp destaca que, assim sendo, os insumos não chegam às propriedades e nem a produção ao destino da comercialização, e lembra que a precariedade dessas vias aumenta o custo do frete.
“A situação está chegando a um grau desesperador; não se pode investir nessa região sem prejuízo caso não haja melhoria do acesso viário. Governo Federal e estadual não pode mais adiar a retomada desse empreendimento” defende.
Federalização
A TO-020, de Palmas a Aparecida do Rio Negro, e TO-050, da capital a Silvanópolis, estão em processo de federalização, para se tornarem BR-010. Mesmo sendo tão importante para a consolidação da 010 no Tocantins, tal iniciativa vem capengando desde de 2017. Mesmo depois da aprovação pela Assembleia Legislativa de um projeto que deu origem à Lei Estadual nº 3.286, de 9 de novembro daquele ano, autorizando o Estado a transferir os referidos trechos das TO para a União, a transferência não tem avançado.
O Movimento e a população que sonham com a BR-010 concluída creem que a federalização das TO será um passo importante rumo à concretização da BR no Estado, e estão certos de que haverá melhoria do asfalto nos trechos das estaduais. No caso específico da federalização da TO-020 existe um aguerrido movimento da comunidade Taquaruçu Grande em Palmas no sentido de cobrar a inclusão do trecho da capital a Aparecida do Rio Negro à BR-010.
Municípios beneficiados
Além da importância nacional e regional, a BR-010 beneficiará de forma direta os municípios de Paranã, Silvanópolis, Natividade, Chapada da Natividade, Arraias, Santa Rosa do Tocantins, Porto Nacional, Monte do Carmo, Palmas, Aparecida do Rio Negro, Rio Sono, Pedro Afonso, Bom Jesus, Santa Maria do Tocantins, Itacajá, Barra do Ouro e Goiatins.
Influências
Essa rodovia servirá a importantes polo do agronegócio, como a região de Pedro Afonso e Porto Nacional, e à região central do MATOPIBA como um todo. Na margem direita do rio Tocantins, a BR-010 atenderá o berço da cultura e tradições tocantinenses, como os municípios de Paranã, Arraias, Natividade, Porto Nacional, Itacajá e Goiatins, e será uma importante ligação com as vias que levam ao Parque Estadual do Jalapão.
A BR-010 facilitará o acesso à rota do novo projeto turístico do Governo do Estado, denominado “Avança Turismo Tocantins”, lançado no sudeste tocantinense e também ao projeto turístico denominado de “Rota 010”.
É consenso que a conclusão da BR-010 é de modo geral investimento na economia de todo o País. Ampliará a assistência à saúde e ao setor social das regiões até agora isoladas, e terá o mesmo papel para o progresso, como teve a BR-153 na margem esquerda do rio Tocantins.
A área de influência da BR-010 de Brasília a Belém alcança uma população superior a cinco milhões de pessoas, que com o advento da rodovia irá melhorar seu PIB, que já é relevante. Além dos diversos benefícios já elencados, quando totalmente pavimentada, a rodovia desafogará a BR-153, em pelo menos 30 por cento do seu fluxo, e ainda ajudará no abastecimento dos modais da Ferrovia Norte-Sul e da futura Hidrovia do rio Tocantins.
Na visão dos agentes do Movimento, a conclusão da 010 é tão ou mais importante quanto a duplicação da BR-153, todavia com um elemento particular: atenderá uma imensa área que espera há anos por oportunidade de acesso e valorização.
Trecho cobrado
O principal trecho solicitado pelo Movimento é o que vai de Aparecida do Rio Negro/TO a Goiatins/TO, com mais de 300 KM, entre segmentos pavimentados e sem cobertura asfáltica, o qual segundo o DNIT/TO está esperando a contratação do projeto de engenharia, aquele que antecede a licitação da obra. Conforme estudos e análise de viabilidade técnica e econômica do referido trecho, informação do próprio DNIT local, tudo coopera para a autorização de prosseguimento da referida obra.
O Movimento tem feito diversas ações junto aos chefes de governo, mais precisamente ao Ministério da Infraestrutura, tendo como intermediários membros da bancada federal, bem como o senador Eduardo Gomes e o deputado Osires Damaso, hoje coordenador da bancada do Estado em Brasília.
O Movimento Pró-BR-010
O Movimento Pró-BR-010 é uma organização popular e voluntária em prol da construção da BR-010 no Estado do Tocantins. É composto por prefeitos, vereadores, empresários e produtores rurais.
O Movimento teve seu primeiro ato a favor da BR-010 em abril de 2012, com a realização de um abaixo-assinado e manifestação popular na cidade de Rio Sono.
Em janeiro de 2013, o movimento foi fortalecido, e, a partir daí, passou a ser chamado “Movimento Pró-BR-010”. Depois dessa reorganização, foram realizadas dezenas de reuniões e outras iniciativas, como requerimentos, audiências públicas e visitas à bancada federal do Tocantins e a outros órgãos em Brasília, sempre com o objetivo de convencer as autoridades a retomar as obras da BR-010.
BR-235
O Movimento Pró-BR-010 é coirmão do movimento que defende a BR-235, a qual passa no Estado pelos municípios de Lizarda, Centenário, Pedro Afonso, Tupirama, Guaraí, Colmeia, Goianorte e Araguacema. A BR-235 é uma rodovia transversal brasileira que liga Aracaju ao Campo de Provas Brigadeiro Velloso, em Novo Progresso, no Pará, passando pelos estados de Sergipe, Pernambuco, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins, além do PA. (Da Ascom Movimento Pró-BR-010)