Durante solenidade para o ingresso de mil novos soldados-alunos da Polícia Militar, realizada no dia 21 de março, na Praça dos Girassóis, em Palmas, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) anunciou o fim do uso obrigatório de máscaras em locais abertos.
Aguardado depois da redução dos números da pandemia de Covid-19 seguido de medidas semelhantes em outros estados do país, o anúncio não deixou de surpreender o público que reagiu com surpresa e aprovação ao bom humor do governador. “Está muito calor”, disse em referência às máscaras.
Solenidade
A cerimônia contemplou mil aprovados em concurso público da Polícia Militar, entre 43 mil candidatos. Os praças serão capacitados em um curso superior de tecnologia em Segurança Pública, realizado em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Depois de parabenizar os alunos, o presidente da Assembleia, deputado Antônio Andrade (UB), lembrou que a capacitação foi possível graças ao empenho dos deputados estaduais, que contribuíram com emendas parlamentares ao orçamento.
Andrade lembrou também de lei aprovada na Assembleia que aumentou a idade máxima para o ingresso na PM, de 30 para 32 anos, como resultado obtido por deputados para a área da Segurança Pública.
“O Legislativo Estadual nunca fugiu à sua responsabilidade. Sabemos que parte das cidades estão desassistidas. Portanto, nosso trabalho é para levar a segurança pública para todo o Tocantins”, explicou.
De acordo com Wanderlei Barbosa, hoje, o Tocantins conta com mais de 50 municípios sem policiamento diário em razão da carência de efetivo na PM. “Nós queremos homens e mulheres que possam prestar um serviço de qualidade para a população”, disse o governador.
Além do presidente Antônio Andrade, compareceram à solenidade os deputados Ivory de Lira (PCdoB), Valderez Castelo Branco (PP), Valdemar Júnior (MDB), Amélio Cayres (SDD), Fabion Gomes (PL), Cleiton Cardoso (PTC), Léo Barbosa (SDD) e Vanda Monteiro (UB). (Com informações da Ascom AL/TO)