Gabriel Dias
Produtores rurais e condutores que precisam utilizar a TO-010, entre Pedro Afonso a Tocantínia, e a TO-428, que liga Santa Maria a Recursolândia, e que também dá acesso Centenário, sofrem com o mesmo problema: as péssimas condições dessas rodovias estaduais nesses trechos. Em um período de pico no escoamento de grãos, os produtores precisam lidar com buracos e atoleiros que chegam a deixar as estradas intransitáveis, o que acaba sendo um gasto a mais, e as pessoas que trafegam por essas regiões passam pelo mesmo incômodo de encarar crateras para chegarem aos seus destinos, com riscos de acidentes ou danificação dos veículos.
Tendo em vista os problemas frequentes que os trechos têm apresentado, a gestão do governador em exercício Wanderlei Barbosa (sem partido), por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), foi questionada sobre quais medidas tem adotado para melhorar as vias.
De acordo com a Ageto, na trecho da TO-428, entre Santa Maria a Recursolândia, os serviços de patrolamento e revestimento primário (cascalhamento) foram iniciados no última segunda. A previsão é que um trecho de 86,4 km seja recuperado.
O órgão informou ainda que foram executados nos dias 14 e 15 de fevereiro a correção de 300 metros de erosão profunda e os trabalhos estão sendo realizados por equipes da Ageto em parceria com a Prefeitura de Santa Maria, que coopera com dois caminhões caçambas. A previsão de término é dia 15 de março, dependendo da regularidade e intensidade das chuvas na região/trecho.
Em relação a pavimentação do trecho Santa Maria/Recursolândia, a Ageto disse que está sendo finalizada as adequações do projeto para iniciar o processo de licitação da obra previsto para março, com recursos já garantidos na casa dos R$30 milhões com recursos do Banco do Brasil e o restante (está sendo fechado o orçamento das adequações) com recursos do Governo do Estado.
Pedro Afonso a Tocantínia
Em relação ao trecho da TO-010, que liga Pedro Afonso a Tocantínia, a Ageto informou que os serviços de tapa-buracos foram iniciados dia 14 fevereiro, no trecho Pedro Afonso/Prodecer. São 42 km em manutenção de tapa-buracos e em seguida será feita a manutenção no trecho de terra, que chega a Tocantinia. De acordo com a pasta, não há previsão de término porque isso depende das interrupções nos horários de chuva. A ação conta com apoio da Prefeitura de Pedro Afonso, que disponibilizou mão-de-obra e custeou gastos com hospedagem, e da Bunge.
Centenário
Em dezembro do ano passado, o governador interino do Tocantins, Wanderlei Barbosa, afirmou que a pavimentação dos trechos de Santa Maria a Recursolândia e Centenário, seriam iniciados neste ano de 2022. Sobre essa questão, a Ageto comunicou que a pavimentação da TO-020, trecho do Entroncamento da TO-428 a Centenário, ainda segue em estudo para que seja feito um termo de Regime Diferenciado de Contrato (RDC). O trecho ainda não tem previsão de licitação.
Outros serviços
A pasta ainda informou que os serviços nas rodovias da região seguem, como, por exemplo, na TO-130, que liga Pedro Afonso até proximidades do distrito de Anajanópolis (Porto Real). Segundo a Ageto é um serviço de patrolamento e revestimento primário em 24 km, iniciado dia 14 de fevereiro, tendo sido executados nos dias 14 e 15 um total de 5 km, com interrupções durante as chuvas. (Colaborou Fred Alves)