O 3º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Pedro Afonso e que atende outras dez cidades da região, divulgou o balanço das ações executadas em 2021, que resultaram na localização e apreensão de drogas e armas, prisões de criminosos, recuperação de veículos, entre outros destaques.
Sob o comando do Major Aderlan Pereira Santana, foram realizadas 24 operações na área da unidade; patrulhamento no campo, uma modalidade de policiamento adotada afim de aumentar a segurança nas propriedades rurais; palestras com temas variados e voltadas, principalmente, a crianças e adolescentes; cursos para capacitar o policial militar, como por exemplo, o curso Mobile que informatiza o preenchimento de ocorrências e o curso de tiro para manuseio de Pistola Glock 9mm; além de parcerias com outras instituições, tais como a firmada com a Unidade Prisional de Guaraí.
Os dados de 2021 do 3º BPM mostram: 664 gramas de drogas apreendidas; 38 pessoas presas em flagrante; seis cumprimentos de mandados de prisão; 20 armas de fogo apreendidas; 181 munições apreendidas; oito armas brancas apreendidas; 60 propriedades monitoradas pela Patrulha no Campo; 121 notificações por infrações de trânsito; 51 veículos recuperados/removidos/retidos, e quase dez palestras em escolas e outras instituições que atenderam cerca de 500 pessoas.
Entre as operações executadas pelo 3º BPM estão a Operação ENEM, Operação Sossego, Operação Integrada COVID-Força-Tarefa e Operação Boas Festas, que tiveram abordagens em estabelecimentos comerciais, incluindo busca pessoal; blitz de trânsito, com utilização de etilômetro (Lei Seca), conferência de documentos de porte obrigatório, entre outros; blitz em locais de festas com abordagens e buscas pessoais nos presentes, e patrulhamentos com verificações em bares e locais de festas e shows. As atividades contribuíram para aumentar a sensação de segurança da população e coibir crimes diversos.
Dedicação
Para o major Aderlan Pereira Santana, os resultados do trabalho realizado pelos policiais militares que compõem o efetivo do 3º BPM, durante o último ano, são positivos e ele espera que em 2022 as ações sejam ampliadas. “Com planejamento, empenho de nossos militares e ações concentradas, as operações foram efetuadas para aumentar a segurança da população. Esperamos que neste ano o número de ações aumente e abranja todos os municípios de nossa área de atuação”, pontuou.
O comandante também contou que as atividades tiveram apoio da Polícia Civil, Agentes de Trânsito do Detran, Procon, Vigilância Sanitária, Unidade Prisional de Guaraí e Prefeituras Municipais.
O oficial ainda lembrou que com a presença da Polícia Militar auxiliando a Vigilância Sanitária Municipal, houve uma melhor constatação para embasar outros órgãos numa possível tomada de decisão acerca do desrespeito às normas sanitárias durante a pandemia.