Segurança e Justiça

AULA INAUGURAL

3º BPM inicia Curso de Formação de Praças

30/03/2022 18h30

Uma aula inaugural realizada na manhã desta quarta-feira, 30, marcou o início oficial do Curso de Formação de Praças (CFP) no 3º Batalhão da Polícia Militar. A solenidade ocorreu no Auditório Adriana Corrêa Campos, em Pedro Afonso, e reuniu os 28 alunos-praça, o comando e efetivo do 3º BPM, autoridades civis e militares, e convidados.

Durante o evento foram apresentados os instrutores locais – capitão Calistenes Marcelo Reis de Abreu e o 3º sargento Elenilso dos Santos Campos –, ministrada palestra pelo capitão da PMTO Sérgio Nunes dos Santos com o tema “Promoção da Praça na PMTO: Aspectos Legais, Jurisprudências e as Principais Novidades Legislativas”, e dadas informações sobre como funcionará a formação.

Em seu pronunciamento, o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Dernivaldo da Costa Tirello, deu boas-vindas, falou da satisfação em receber, em Pedro Afonso, uma turma do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar e assegurou que todo efetivo da unidade está comprometido para oferecer a melhor preparação possível aos futuros soldados 2ª classe.

“A rotina do quartel já mudou, nosso efetivo está mais motivado, precisamos ter essa oxigenação, esse movimento. Queremos que eles saiam daqui formados militares, guerreiros, em nosso jargão, com sangue no olho, para enfrentar a criminalidade, mas também queremos fazer com que esses alunos tenham sentimento de pertencimento e queiram ficar aqui no batalhão. Vamos tratá-los de forma digna para que depois de formados eles fiquem aqui no batalhão e trabalhem nos municípios da região que precisam muito deles”, ressaltou Tirello.

Coordenador local do curso, o capitão Calistenes explicou que a dinâmica da formação tem o objetivo de colocar, de forma capacitada e o mais breve possível, os alunos atuando nas ruas. “Vamos priorizar, primeiramente, as disciplinas propriamente policiais, para que os alunos tenham a capacitação suficiente para começar a ter contato com a população nas ruas e com algumas ocorrências policiais. A Polícia Militar se preocupou em formar policiais com capacitação adequada no nível em que a sociedade evoluiu”, comentou.

Expectativas
Entre os alunos-praça, que já vivem a realidade militar desde a última segunda-feira,28, quando se apresentaram para receberem as primeiras orientações, a expectativa é concluir satisfatoriamente o curso e seguir carreira na Polícia Militar.

Filho de militar e nascido em Pedro Afonso, Daniel Felipe Rigoli, 31 anos, formado em Enfermagem, é um dos alunos e conta da influência do pai para sua escolha de ser PM e sobre a admiração pela profissão.

“Resolvi fazer o concurso por ter na Polícia Militar um órgão de respeito, com disciplina e que atende a população independente de quem necessite. Sou filho de pai militar e a disciplina, respeito e o espírito de ajuda sempre fizeram parte do meu alicerce educacional, em casa e na sociedade. Estou entrando em uma carreira que admiro desde criança e que sempre quis seguir. Além de realizar um sonho, o fato de poder estar fazendo o curso na minha cidade é uma ânimo a mais para me dedicar ao aprendizado e aos ensinamentos dos instrutores, pois sou filho da terra e sei das necessidades do nosso município”, disse.

O aluno Thiago Lima Chagas, de 24 anos, que veio de Barreiras (BA) após trancar o curso de Agronomia já no período do estágio que antecede a formatura, também teve influência do pai e de amigos militares, e tem uma meta: seguir carreira na Polícia Militar e, com seu trabalho, contribuir com a sociedade.

Participação
Participaram da solenidade as seguintes autoridades: subcomandante do 3º BPM, major André Luís Arantes do Nascimento; diretora do Campus Avançado do IFTO-Pedro Afonso, Mirian Peixoto Soares da Silva; defensora pública, Teresa de Maria Bonfim Nunes; vice-prefeito de Pedro Afonso, Luís Meneses da Rocha; vereadores de Pedro Afonso Marquin Catabriga, Sipriano Soares e João Carlos; prefeito de Recursolândia, Vinícius Barbosa; instrutor do Tiro de Guerra 11-004, subtenente Antônio Alves de Sousa; representante da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e do Conselho Municipal de Segurança Pública (Conseg) de Pedro Afonso, Maria Silvana Ramos; gerente do Sicredi, Luiz Eduardo Alves de Freitas; gerente do Banco do Brasil, Giovany Rogério Viana Júnior; presidente do Clube de Tiro Esportivo de Pedro Afonso, João Marinho, e o secretário de Administração de Centenário, João Neto Dias Fernandes.

O curso
O Curso de Formação de Praças, conforme Plano de Curso e Projeto Pedagógico, é realizado em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), nos termos do Acordo de Cooperação Técnica n.º 39/2021/REI/IFTO e Termo de Convênio, o que possibilitará, de maneira inédita, que os novos soldados saiam do curso com a formação superior, com isso eles podem ter duas formaturas, a militar e a do curso superior.

Com duração de um ano, o curso vai habilitar profissionais com a formação Superior de Tecnologia em Segurança Pública. O programa de conteúdo conta, além das disciplinas de formação policial militar, com matérias das áreas de Direito, Administração, Sociologia, Psicologia da Ética e Cidadania. A formação também oferta disciplinas voltadas ao Planejamento Estratégico e Gestão em Segurança Pública.

Ainda neste primeiro semestre, após a aplicação das disciplinas de formação policial militar, os alunos já devem ser empregados como estagiários sob supervisão de policiais militares graduados. Essa adição de novos conhecimentos resulta em um acréscimo na carga horária do curso, que passará a ser de 1600 horas-aula, atendendo à carga horária mínima exigida para esse tipo de certificação, conforme o Catálogo Nacional de Cursos do Ministério da Educação.

Além da turma de Pedro Afonso, que inicialmente conta com 28 integrantes, mas deve aumentar nos próximos dias, os alunos foram divididos em 27 turmas, distribuídas em 14 polos de formação, sediados em m outras unidades da PMTO: batalhões (Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Guaraí, Paraíso e Araguatins); Companhias Independentes, (Arraias, Dianópolis, Colinas do Tocantins, Tocantinópolis e Miracema) e na Academia Policial Militar Tiradentes, em Palmas. (Com informações da Ascom 3º BPM)


 


 

VEJA TAMBÉM: