Empreendedorismo e estímulo ao protagonismo de estudantes e educadores foram as palavras de ordem no Seminário Líderes da Educação, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc) e o Sebrae, na noite dessa quinta-feira, 31, no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional. Diretores das 13 Regionais de Educação, 496 diretores de escolas estaduais, professores e autoridades participaram do evento que também serviu para assinatura do protocolo de intenção de parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae com o objetivo de implantar um programa de educação empreendedora, voltado para gestores escolares, educadores e alunos de toda a rede estadual de ensino do Tocantins.
O Novo Ensino Médio foi instituído pelo Ministério da Educação e passou a vigorar neste ano de 2022. Criado a partir da lei federal número 13.415/2017, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o atual modelo de ensino pretende oferecer autonomia ao estudante para optar por uma aprendizagem que se adéque melhor à área de estudo escolhida, aptidão e ao projeto de vida, enfatizando ainda a inserção dos jovens ao mercado de trabalho.
O governador Wanderley Barbosa esteve presente no evento e disse que empreender é fundamental na vida dos professores e dos alunos uma vez que o mundo do trabalho é muito competitivo. O chefe do Executivo enfatizou que ser professor é exercer um sacerdócio, mas nada o impede de ter outra atividade e de dividir esse conhecimento com os alunos. “Escolhemos o Sebrae como parceiro porque é uma instituição séria e reconhecida nacionalmente por promover o empreendedorismo”, afirmou.
O secretário da Educação Fábio Vaz ressaltou que no atual momento se tornou necessário utilizar novas estratégias e novos parceiros para enfrentar os desafios impostos pelo cenário pós-pandemia. “O Sebrae vem para nos auxiliar nesse recomeço porque precisamos fazer mais pela educação”, disse o gestor, acrescentando ainda que haverá inovação e estímulo ao empreendedorismo, pois o parceiro escolhido possui expertise em inspirar profissionais e alunos a alcançarem objetivos.
O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, lembrou que em 2021 a instituição capacitou cerca de 7,6 mil professores e mais de 39 mil alunos das redes municipais com o programa Educação Empreendedora. A partir do convênio com a Seduc, o objetivo é levar a formação para toda a rede estadual de ensino, contemplando professores, alunos e líderes da Educação. “Esse projeto tem como finalidade diminuir a dependência que os municípios têm do poder público. Queremos despertar os jovens para a iniciativa privada, para o empreendedorismo e para deixarem de pensar que a única saída seja um cargo público”, pontuou.
A parceria entre a Seduc e o Sebrae prevê alcançar 294 escolas estaduais, cerca de 4,5 mil professores do ensino básico, aproximadamente 68,5 mil alunos e 294 líderes educacionais de escolas de ensino médio. Os objetivos principais são desenvolver competências que favoreçam a educação empreendedora, habilitar professores com metodologias focadas no desenvolvimento integral dos alunos, estimular o protagonismo estudantil e implementar processos tecnológicos nas escolas que promovam a inovação.
Oficinas
Nesta sexta-feira, 1º de abril, o Sebrae promoverá 12 oficinas de formação destinadas aos diretores de escolas estaduais. Serão abordados assuntos como inovação, planejamento estratégico escolar, competências socioemocionais, currículo do Novo Ensino Médio, entre outros. As oficinais vão acontecer na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, a partir das 8 horas.