Gabriel Dias
Após os relatos das más condições de alguns ônibus que fazer o transporte escolar na ona rural de Tupirama, a Prefeitura Municipal divulgou nota com detalhes sobre a atual situação da frota de veículos disponível para operar o serviço de transporte dos estudantes.
De acordo com relato de uma mãe de aluno que pediu para não ser identificada, os ônibus apresentam problemas de falta de cinto de segurança, janelas, freios defeituosos e portas que travam ou amarradas, pois a fechadura não segura. A informação é que os problemas são comuns desde o início do ano, sendo que recentemente um dos veículos ficou sem combustível no meio do caminho e alunos foram chegar em casa quase 15 horas. Segundo uma das testemunhas, teve caso de uma criança bater a cabeça por falta de cinto de segurança.
Explicação
Para a prefeitura de Tupirama, o transporte de estudantes no trajeto de ida e volta da escola não é uma tarefa fácil. Conforme a nota da gestão municipal, “o transporte traz consigo uma série de dificuldades, que vão desde os deslocamentos propriamente ditos, até a manutenção da frota que precisa estar em perfeita condição, para garantir conforto, segurança e mais tranquilidade aos estudantes e seus pais”.
A atual gestão diz que ao assumir em 2021, deparou-se com a frota de veículos com sérios problemas por falta de manutenção, principalmente em relação a frota do transporte escolar, que, segundo a nota da prefeitura, encontrava-se sucateada.
“Temos investido na manutenção da frota, que está tendo um custo muito elevado, tendo em vista a necessidade mensal de aquisição de peças de reposição. O nosso município possui um território rural extenso, hoje contamos com 6 rotas, sendo atendidas com o transporte escolar na zona rural, onde o ônibus escolar chega a rodar até 190 km/dia, e o período das chuvas tem contribuído para o aumento das manutenções. Nossa equipe trabalha constantemente na manutenção preventiva da frota, para que possamos atender os alunos da rede municipal e estadual com dignidade e segurança. Porém, em situações pontuais de emergência um veículo quando quebra, muitas das vezes a manutenção demora mais que o previsto, pois não encontramos a peça de reposição de pronta entrega com os nossos fornecedores locais, aumentando o tempo de espera’, destaca a nota da prefeitura.
Sobre um dos ônibus, que apresenta problemas, a gestão municipal informou que o veículo foi entregue, pela gestão anterior, nas condições apresentadas, o que gerou uma avaliação da equipe técnica, que identificou que o custo para recuperação ficaria muito elevado, com isso o ônibus ficou encostado no pátio. Contudo, diz a nota, diante da situação de emergência para que os alunos não tivessem prejuízo com faltas, o veículo foi colocado excepcionalmente para atender uma rota específica, até a restauração do ônibus quebrado.
A prefeitura informou que o ônibus sem condições de segurança para os alunos já se encontra parado no pátio.