Os associados da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia recebem na próxima sexta-feira, 10 de dezembro o crédito referente aos juros do capital social do ano de 2021. Ao todo, serão distribuídos cerca de R$ 6 milhões, que serão creditados na conta capital de cada associado.
Ao se associar a uma cooperativa de crédito, cada pessoa passa a deter parte da instituição, recebendo uma cota chamada de capital social. Os recursos da conta capital – que é uma conta exclusiva para organizar os valores de cota – rendem juros, que agora serão devolvidos aos associados.
Para o cálculo de juros ao capital em 2021, foi considerada a porcentagem de 3,6% sobre o saldo médio do capital social, que acompanha a evolução da taxa Selic no período de 09 de dezembro de 2020 a 24 de novembro de 2021.
“Somos uma sociedade feita de pessoas para pessoas. E o pagamento de juros ao capital é um momento importante em uma cooperativa de crédito, pois estamos prestando contas a todos aqueles que são donos da instituição, ou seja, cada um dos associados. Ao devolver os juros sobre o capital, estamos estimulando que mais pessoas venham conhecer o modelo cooperativo e façam parte deste contexto que beneficia a todos”, salienta Celso Ramos Regis, presidente da cooperativa.
O pagamento de juros ao capital representa a solidez da cooperativa. Além dos juros ao capital, os associados recebem a distribuição de resultados, que é um percentual do resultado líquido da cooperativa, definido em Assembleia.