Política

PARLAMENTO

Sessão da Câmara de Pedro Afonso tem posições favoráveis e contra a gestão do prefeito Joaquim Pinheiro

23/02/2022 15h24

Gabriel Dias e Fred Alves

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Pedro Afonso, realizada na noite desta terça-feira, 22, foi marcada pela aprovação do reajuste de 10,06% dos servidores efetivos e comissionados da Casa Leis, votação de projetos de leis e posições favoráveis e contra a gestão do prefeito Joaquim Pinheiro (PDT).

Ao todo, sete vereadores participaram da sessão presidida Breno Alves (PDT). Além do presidente, estiveram presentes Simpriano Soares (SD), Marquim Catabriga (DEM), Girlaysson Lacera (PDT), Jailson Boca Preta, Jader Mariano (PDT) e Mirleysson Soares (PDT). A parlamentar Lili Benício e o vereador João do povo não estiveram presentes.

Polêmicas

Durante sua fala na abertura da sessão, o vereador Jader Mariano cobrou a presença Do prefeito na Câmara Municipal e questionou a gestão pelo pouco atendimento dos seus requerimentos desde o ano passado. “Queria cumprimentar a representante do Executivo nessa sessão, mas gostaria que fosse enviado um comunicado ao prefeito para que se faça presente na nossa sessão. Pois, indicações e requerimentos não estão sendo vistos, principalmente no ano passado, onde poucas indicações e requerimentos de minha autoria foram atendidos. Isso mostra que: ou não estão chegando até ele ou ele segue com birra de perseguição política contra a minha pessoa”, comentou.

Em relação a um requerimento apresentado pelo vereador Girlaysson Lacerda, que solicitou a resolução do problema na rua São José, que segue sendo alagada quando chove e causa transtorno aos moradores, o presidente Breno Alves explicou que o mesmo requerimento já tinha sido apresentado em 2021, mas a situação seguia a mesma sem uma ação da prefeitura. Durante esse momento, o presidente disse que as justificativas apresentadas pela equipe da prefeitura, que só pode mexer no local após o período chuvoso não são mais aceitas, pois durante o período sem chuvas as obras de drenagem também não são feitas.

O parlamentar disse também que esperava que o prefeito da cidade estivesse acompanhando a sessão, mesmo que de forma online, já que o gestor ainda não tinha comparecido à Casa de Leis, durante a presidência de Breno Alves. O vereador ainda criticou a atual gestão municipal pelo baixo atendimento dos requerimentos apresentados em 2021 e disse que a situação da cidade tem que ser avaliada na ótica da atual gestão e não na gestão de quem já passou pela prefeitura.

Defesa

Para o vereador Marquim Catabriga, a questão da não resolução do problema não poderia ser colocada na conta apenas de Joaquim Pinheiro, já que é um problema antigo que nenhum outro gestor municipal conseguiu executar. Na visão dele, a cidade apresenta muitas falhas na questão de galerias pluviais mal planejadas e que muitas poças de águas espalhadas na cidade são frutos de mau planejamento.

Jailson Boca Preta também saiu em defesa de Joaquim Pinheiro e disse que os colegas precisavam entender que o prefeito não consegue fazer tudo que a cidade precisa dentro de apenas um ano. Além disso, o parlamentar colocou que o prefeito de Pedro Afonso segue no caminho certo com honestidade e transparência no trabalho apresentado.
O vereador ainda disse que não queria desmerecer o trabalho dos outros gestores que passaram pela prefeitura, mas que o trabalho de Joaquim Pinheiro segue o caminho certo. O parlamentar completou dizendo que alguns estão insatisfeitos com a gestão, mas que isso é normal, “já que nem Deus satisfez a todos”.

Visita
Ainda durante a sessão do Legislativo, o tenente-coronel Tirello, que assumiu o comando do 3º BPM recentemente, fez uma visita institucional aos vereadores e destacou que a unidade militar com sede em Pedro Afonso e atuação em outras dez cidades da região, seguirá atuando para garantir a segurança da população.

Clique aqui e assista a sessão.

VEJA TAMBÉM: