Cidades

ALERTA LIGADO

Nos primeiros dias de 2022, Pedro Afonso tem crescimento de 377% nos casos de Covid-19

11/01/2022 16h34 - Atualizado em 14/01/2022 21h26

Gabriel Dias

Nos primeiros dez dias de 2022, a cidade de Pedro Afonso viu os casos de Covid-19 subirem 377%. É o que mostra os dados dos boletins epidemiológicos divulgados pela prefeitura municipal entre os dias 1º e 10 de janeiro.

No primeiro dia do ano, segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município registrava nove casos ativos da doença, número que saltou para 43 até esta segunda-feira, 10 (veja boletim abaixo). Para a secretária de Saúde do município, Kelma de Souza França, o aumento no número de casos pode estar relacionado às festividades do final do ano.

“O aumento do número de sintomáticos teve início na última semana de dezembro. Acredito que pode ter relação com as festividades comuns da época. Muitas pessoas entrando e saindo da cidade e isso pode ter feito o vírus circular mais rápido. Só na quinzena do dia 27 de dezembro ao dia 06 de janeiro mais de 400 pessoas foram atendidas no município tanto nas unidades de saúde quanto no HRPA [Hospital Regional de Pedro Afonso] com sintomas gripais. Dentre elas, nem todas eram Covid-19, porém gera uma demanda muito grande de serviços e consequentemente um certo pânico na população”, explicou.

A chefe da pasta também pontuou que um plano de ação segue em elaboração pela gestão e que até o momento não há casos graves da doença. “Estamos elaborando um plano de ação para tentar rastrear e bloquear a circulação do vírus. Está sendo elaborado em caráter emergencial para ser trabalhado o mais rápido possível. Algumas ações, como por exemplo, horário exclusivo para atender síndromes gripais e um local para centralizar a realização dos testes, a fim de atender toda a demanda em tempo hábil, já estão acontecendo. Felizmente, não há casos graves da doença no município.”, comentou.

Sobre a vacinação, a secretária ressaltou que a população tem aderido à campanha, no entanto, conforme explicou, as pessoas gripadas não podem se vacinar ainda e, por isso, algumas não podem completar o esquema com a dose de reforço. Até a última atualização da prefeitura, Pedro Afonso recebeu 22.825 doses de imunizantes e aplicou 18.106.



Falta de profissionais
Após a prefeitura de Pedro Afonso, por meio da secretaria municipal de saúde, soltar um informativo que os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sobrecarregados por conta de casos de Covid-19, Influenza (Gripe H3N2) e dengue, e que muitos profissionais da saúde estão afastados por conta de virose, a secretária afirmou que não há necessidade de novas contratações para suprir a demanda, já que muitos profissionais estão retornando.

“Sobre os profissionais que se contaminaram e, consequentemente foram afastados, felizmente todos apresentam sintomas leves. Portanto, o período de isolamento será de dez dias, sendo que alguns já estão retornando, não havendo necessidade de novas contratações.”, finalizou.


Tupirama
Após quase dois meses com os casos de Covid-19 em baixa, a cidade Tupirama teve, nos últimos dias, um crescimento no número de casos ativos da doença. No dia 28 de dezembro de 2021, a cidade não registrava casos ativos da doença, segundo o boletim nº 285, divulgado pela prefeitura.

Já no boletim n 288, divulgado nesta segunda-feira, 10 de janeiro de 2022, a cidade aparece com 13 casos ativos de moradores do município e um caso ativo de outra cidade, com um total de 16 pessoas em isolamento. O secretário de Saúde, José Martins, afirmou que os números de casos têm crescido, assim como os atendimentos de pessoas com síndrome gripais, nas unidades de saúde.

“Os casos de Covid-19 têm crescido. Nós passamos aproximadamente dois meses zerados e aí em dois dias nesse ano, nós tivemos um dia com dois casos positivos e outro com 11s. Estamos tendo bastante síndrome gripal, mas é bastante mesmo! As pessoas estão procurando a UBS [unidade básica de saúde] com febre e gripe, isso tem aumentado bastante. Mas a equipe tem atendido e feito testes de Covid-19 e de Dengue antes do diagnóstico de gripe.”, comentou.

O secretário disse ainda que a prefeitura de Tupirama tem reforçado a população quanto a necessidade de manter os cuidados de prevenção e evitar a contaminação pela Covid-19. Além disso, o gestor lembrou da importância da vacinação e que a gestão tem disponível imunizantes para 1° e 2° dose, além da dose de reforço.
Em caso de sintomas gripais, Martins explicou que a população deve procurar a unidade de saúde para avaliação e não deve esquecer dos cuidados: usar máscara, continuar a manter o distanciamento social e a higienização das mãos com álcool em gel.

Chuvas
Devido ao cenário de chuvas e alagamentos que a cidade atravessa, a Prefeitura de Tupirama, através da Secretaria Municipal de saúde, emitiu nesta terça-feira, 12, um alerta à população quanto aos riscos de contaminação de Dengue, Zika e Chikungunya.

De acordo com o comunicado, o cenário atual de muitas chuvas e aumento do nível do rio e córregos, os riscos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya aumentam. Pela redes sociais, a gestão faz uma campanha para sensibilizar as pessoas com os cuidados que devem tomar, entre eles: uso de repelentes durante todo o dia (em especial as gestantes); não ficar perto dos locais com acúmulo de água ocasionada pelos alagamentos; não deixar lixo acumulado nas residências; eliminem quaisquer reservatórios de água existentes em seu quintal; tampar os tonéis e caixas d’água; deixar as garrafas sempre tampadas ou com a boca virada para baixo; limpar semanalmente os pratos dos vasos de plantas ou cobrir com areia, e manter os quintais limpos, para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e animais peçonhentos como cobra, escorpião e caranguejeira.

Bom Jesus
Já no município de Bom Jesus do Tocantins o número de casos de Covid-19 segue baixo. Até esta segunda-feira, apenas quatro pessoas estavam contaminadas com a doença. Outras 16 eram monitoradas.

 

VEJA TAMBÉM: