Gabriel Dias
Nos últimos dias de 2021, muitos servidores da Prefeitura de Pedro Afonso deixaram seus cargos. Dois decretos assinados pelo prefeito Joaquim Pinheiro (PDT) e publicados no Diário Oficial do Município nos dias 27 e 28 de dezembro estão repletos de exonerações em diversas pastas da gestão municipal.
Entre os muitos nomes, aparece o nome da servidora Maria Lucimária de Sousa, que estava á frente da Secretaria Municipal de Educação. A subsecretária da pasta, Nilva Ribeiro Ferreira dos Santos também foi exonerada. Outro nome que deixa a gestão, segundo os documentos, é Flávia Amadeu Marson, que era chefe de gabinete do prefeito desde a gestão do ex-prefeito de Pedro Afonso.
As demissões também atingiram gestoras e secretárias das escolas municipais, e várias coordenações.Assessores e diretores das secretarias do Meio Ambiente, Comercio, Indústria, Serviços e Turismo; Finanças; Cultura e Esportes; Planejamento e Modernização de Gestão; e Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras, também foram exonerados.
Gestão
Após a publicação da matéria, o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, fez contato com a reportagem do Portal CNN afirmando que em relação as exonerações de secretários ocorreu apenas o da titular da chefia de gabinete, Flávia Marson, e que os desligamentos da secretária e da subsecretária de Educação “foi um erro do RH e foi feito um decreto imediatamente revogando”.
Já em relação às demais demissões, o gestor afirmou que todos têm início e fim, e são automaticamente rescindidos no final do ano.