Educação e Cultura

DEMOCRACIA

Eleições de grêmios estudantis terão votação eletrônica com apoio da Justiça Eleitoral

24/02/2022 17h46 - Atualizado em 04/03/2022 19h12

A Justiça Eleitoral, através do cartório eleitoral da 23ª Zona (Pedro Afonso-TO), fornecerá urnas eletrônicas para a votação dos grêmios estudantis do Colégio Cristo Rei (Pedro Afonso), Escola Estadual Alfredo Nasser (Bom Jesus do Tocantins), Escola Em Tempo Integral Maria da Glória (Tupirama) e Colégio Estadual de Rio Sono.

Essa importante ação ocorre em razão de parceria firmada entre a Justiça Eleitoral (23ª Zona), Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso e Colégio Estadual de Rio Sono, a qual visa garantir a reestruturação das atividades das entidades estudantis nas escolas da região, que estavam paralisadas devido à pandemia. Ao todo, 2.123 alunos participarão do processo eleitoral nas escolas.

Os representantes dos alunos do ensino fundamental e ensino médio serão escolhidos, pela primeira vez, por meio de votação eletrônica, que acontecerá no dia 8 de abril de 2022 (sexta-feira), de forma unificada nas unidades de ensino mencionadas.

Durante o processo eleitoral, além dos escolhidos para compor a comissão eleitoral (responsável por organizar e fiscalizar o processo), serão selecionados mesários, os candidatos e os seus fiscais. Também haverá um período de propaganda eleitoral. Dessa forma, todas as etapas do processo terão a participação dos alunos, garantindo-se a legitimidade das eleições e a experiência democrática, já que a eleição dos grêmios simulará a eleição oficial, realizada pela Justiça Eleitoral.

As entidades estudantis, especialmente os grêmios, objetivam proporcionar aos estudantes o livre exercício da representação estudantil, o desenvolvimento das responsabilidades inerentes aos cargos representativos, bem como a participação efetiva na vida em sociedade. Sua efetiva existência é contribui para o aperfeiçoamento dos serviços educacionais, melhoria na qualidade da educação e avanço da consciência política dos adolescentes.

Nesta quinta-feira, 24, os membros das comissões eleitorais e orientadores escolares participaram de uma palestra acerca da origem e atribuições dos grêmios estudantis, além de conhecerem o calendário eleitoral e detalhes do processo. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Pedro Afonso, das 14h00 às 16h00.

A palestra foi ministrada pelo servidor da Justiça Eleitoral, Wagner Mansur de Sousa Carvalho, e pela servidora da Diretoria Regional de Educação, Selestiana Sales Moura Pereira. Também estava presente, o diretor regional de educação de Pedro Afonso, Neurisvaldo Rodrigues Amorim, o qual fez a abertura dos trabalhos. (Com informações do Fórum Eleitoral da 23ª Zona)

VEJA TAMBÉM: