Pérola Venâncio
A advogada Laydiane da Silva Mota foi eleita presidente da subseção de Pedro Afonso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O resultado da eleição foi divulgado no dia 16 de novembro, mesma data em que foi realizada a votação.
Essa foi a primeira vez que uma mulher foi eleita para comandar a entidade, fundada há 15 anos.
A chapa encabeçada por Laydiane, a “OAB Independente”, foi a única na disputa.
Também foram eleitos os advogados Joralindo Silva da Cruz para a vice-presidência, Fredson Alves de Souza como secretário-geral, Elizângela Sallet Savedra secretária-geral adjunta, e Viviane Nunes de Almeida na tesouraria.
O mandando será de três anos e começa no dia 1º de janeiro de 2022. No entanto, ainda não há uma data para a cerimônia de posse da nova diretoria.
A votação, que foi obrigatória para todos os advogados filiados, aconteceu das 9 às 17 horas, na sede OAB de Pedro Afonso.
Representatividade
Em entrevista ao Portal CNN, a advogada Laydiane da Silva Mota falou sobre seu papel de representatividade feminina na OAB de Pedro Afonso. “A atuação feminina no exercício da profissão será algo que pretendo trabalhar com afinco. Os desafios das mulheres advogadas são semelhantes aos da maioria das mulheres que estão no mercado de trabalho. Temos muitas mulheres na subseção de Pedro Afonso, muitas delas, jovens advogadas que ainda estão buscando seu espaço. Pretendo oportunizar o aperfeiçoamento necessário para que essas mulheres sintam confiança para atuar sabendo que suas prerrogativas serão respeitadas”, afirmou.
Durante a sua campanha, Laydiane Mota apoiou o atual presidente da OAB seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga, que foi reeleito. “Dos 22 votos válidos aqui da subseção de Pedro Afonso, 20 foram pra ele, isso demonstra que a maioria da nossa classe acredita e confia que o trabalho dele será de grande representatividade pra nós da subseção de Pedro Afonso” concluiu a advogada.
Abrangência
A subseção da OAB de Pedro Afonso é composta por 44 advogados, e abrange os municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Itacajá, Itapiratins, Recursolândia, Santa Maria do Tocantins e Tupiratins.
Apoio
A votação para eleição teve apoio da 29ª Zona Eleitoral, com sede em Pedro Afonso, que cedeu urnas eletrônicas e disponibilizou servidores para acompanhar todo processo ao longo do dia.